O Sistema Integrado de Controle Interno, ferramenta criada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) para facilitar as análises de processos de despesas passará a ser utilizado pelos Fiscais de Contratos dos órgãos e entidades do Poder Executivo. Para capacitá-los no uso das ferramentas, cerca de 60 servidores participam de curso nessa terça-feira (03) e nesta quarta-feira (04), no Auditório do Prédio CGE/ATI.
No primeiro dia, o gerente de Tecnologia da Informação da CGE orientou os servidores para utilização da ferramenta. Ele explica quais os benefícios do SINCIN para o trabalho dos fiscais.
“O objetivo é facilitar a geração dos relatórios de fiscalização, através de checklists definidos pela CGE. Através do sistema, os fiscais passarão a registrar todas as ocorrências relacionadas à execução contratual e, no caso de eventuais falhas, o SINCIN apresentará as recomendações necessárias”, explicou.
O gerente de Avaliação e Auditoria da CGE, Carlos Garcês complementa que o Relatório de Fiscalização é gerado automaticamente após o cumprimento de todas as etapas exigidas no Decreto estadual n.º 15.093/2013. Ele também ressalta a importância do controle cada vez mais preventivo com o uso de sistemas informatizados.
“A ferramenta SINCIN facilitará as análises da execução contratual pelos fiscais de contratos, assegurando um controle eficiente na fiscalização e acompanhamento no fornecimento de bens e serviços”, ressaltou Carlos Garcês.
___________
Virgínia Santos
Assessoria de Comunicação da CGE/PI