Após a realização das autoavaliações pelas organizações públicas brasileiras, que deu um panorama geral da suscetibilidade à fraude e corrupção, além do diagnóstico individualizado dessas organizações, o Programa Nacional de Combate à Corrupção (PNPC) começa as atividades de capacitação programadas para 2022.
O lançamento da segunda etapa do programa será nesta quinta-feira, 19 de maio, das 10h às 12h, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Contas da União (TCU) no YouTube e contará com a presença de representantes de organizações públicas das três esferas e dos três poderes, entre elas, a Controladoria-Geral do Estado do Piauí.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.
O objetivo do evento é compartilhar informações necessárias para implantação das práticas preconizadas pelo PNPC por meio da utilização do “Roteiro de Atuação” – um guia personalizado desenvolvido para atender as necessidades apresentadas por cada instituição durante o autodiagnóstico e que possibilita montar seu próprio plano de implementação das práticas, de acordo com as suas disponibilidades, capacidade e oportunidade.
A utilização do “Roteiro de Atuação” está alinhada com a filosofia do PNPC de dar às organizações participantes o protagonismo no processo de mudança e aperfeiçoamento de seus mecanismos de combate à corrupção.
No evento, serão informados o cronograma e os detalhes das ações de capacitação e as ações de incentivo aos controles internos, além das melhorias no e-Prevenção, a plataforma de autosserviço que auxilia as organizações na indicação e implementação dos mecanismos necessários ao aperfeiçoamento de suas práticas de prevenção à corrupção.
Ao todo serão cinco eventos nacionais e três cursos na modalidade educação a distância sobre o mecanismo “Prevenção e seus componentes: gestão da ética e integridade, controles preventivos e transparência”.