A governadora Regina Sousa, o secretário de Governo, Antônio Neto, e a Polícia Militar lançaram nessa quarta-feira (21), no Palácio de Karnak, a nova plataforma tecnológica do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Piauí (DOEE-PI). Será um diário mais ágil, prático e transparente, facilitando também a pesquisa da população por atos do governo.

Durante o evento, Regina Sousa frisou que o DOE é que há de mais moderno no Brasil, feito pelos servidores da Secretaria de Governo, Polícia Militar do Piauí e Agência de Tecnologia da Informação (ATI). “Agora será possível encontrar tudo com facilidade e rapidez. Em documentos com mais de 100 páginas, havia dificuldade para localizar uma palavra. Agora, isso não acontecerá”, disse.

Com a implantação da nova plataforma, o DOE-PI se nivela com o que tem de mais moderno de diário eletrônico do país, com processo de criação simples, rápida, níveis hierárquicos de segurança das mídias e baixo custo operacional.

“A nova plataforma permitirá a ferramenta de buscas por data, número do diário ou palavras chaves e, numa segunda etapa, o acesso dos Órgãos Governamentais para publicação de suas respectivas matérias, eliminado o uso de e-mail e outras formas de comunicação, com a padronização do tipo e modelo de mídias totalmente pesquisáveis”, afirmou o diretor do Diário Oficial, Emanoel Bonfim Veloso.

O secretário Antônio Neto acrescentou que o novo DOE atende também a uma demanda dos órgãos de controle, como o TCE, e também da sociedade, que exige cada vez mais agilidade e transparência. “O DOE vai permitir maior transparências da divulgação dos órgãos oficiais, permitir a consulta mais rápida, dinâmica e ágil, um maior acompanhamento pela sociedade. A partir daí a população pode cada vez mais questionar, avaliar, fazer juízo de valor sobre aquilo que foi publicado”, frisou o secretário de governo. Todo o acervo anterior do DOE, antes da migração, também está disponível na plataforma.

Transparência

A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério participou do evento e destacou que a iniciativa contribui para o acesso à informação pública e, sobretudo, à transparência.

“A CGE, no seu dever de assessorar o gestor, teve participação no processo de implantação da plataforma do DOE, intermediando uma reunião com os órgãos envolvidos. Sabíamos da dificuldade de localizar legislação no DOE e também de uma demanda do TCE quanto à questão, e já havia um ato estadual para criar uma nova plataforma. Diante disso, colocamos à disposição um técnico de TI da CGE para juntos encontrar uma solução para colocar uma nova plataforma do DOE”, lembrou a Controladora.

“Agora, não só ficará mais fácil o acesso aos documentos publicados no Diário Oficial, como também é uma iniciativa que fomenta a transparência das informações para a sociedade”, completou.

Com informações da CCOM

 

Tags: , ,