Representantes da Controladora-Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) estiveram reunidos nesta segunda-feira (27) para tratar sobre o diagnóstico de transformação digital e transparência dos órgãos públicos do Piauí.
A transformação digital do Piauí é uma das metas prioritárias para o Governo do Estado e a Controladoria-Geral do Estado tem o papel importante nesse processo de contribuir para a melhor eficácia e eficiência da gestão pública. A Secretaria de Planejamento, juntamente com o todo o governo, caminhará com o objetivo de tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil, tendo o cidadão com o principal beneficiário desse processo.
O estudo foi feito pela CGE em conjunto com a Agência da Tecnologia da Informação (ATI) e analisou os critérios avaliados por instituições como Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP) e a ONG Transparência Internacional, publicados em 2022.
O objetivo do diagnóstico é identificar as fragilidades do Poder Executivo Estadual nas avaliações para a partir de então traçar um plano de ações com o intuito de aperfeiçoar os mecanismos de transparência e transformação digital que irão proporcionar melhorias na qualidade do controle social e na disponibilização dos serviços públicos à população, além de poder alavancar os resultados do Piauí nos rankings nacionais.
Na ocasião, o auditor governamental da CGE, Márcio Barros, e a assessora Nayara Figueiredo apresentaram o diagnóstico e definiram, junto com a equipe da Seplan, os próximos encaminhamentos.
“Nesta reunião estabelecemos metas para a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de fortalecer o processo de integração de dados entre as pastas”, explica Gabriela Celso, Superintendente de Monitoramento Estratégico da Seplan.
Além da superintendente Gabriela Celso, participaram da reunião o superintendente de transformação digital, André Macedo e a diretora de Governo Digital, Grattyelle Teles.
Com informações da SEPLAN
Tags: CGE, controle interno, Seplan, transformação digital