Os auditores governamentais da Controladoria-Geral do Estado (CGE/PI), Hamon Stelitano e Bruno Figueiredo, visitaram na quarta-feira (15), o espaço onde está sendo implantada uma miniusina de geração de energia solar fotovoltaica, no município de Altos (PI).

A produção gerada visa fornecer energia para as unidades da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), a exemplo dos postos de atendimento e da própria sede, no Centro Administrativo. Essa é uma proposta do Governo do Estado que visa impulsionar o Piauí como referência em boas práticas ao meio ambiente e ser pioneiro no aproveitamento da energia solar para atender as unidades administrativas.

Os auditores da CGE fazem parte do Comitê de Monitoramento e Gestão – CMOG do Contrato de Concessão de Nº 08/2020, firmado entre o Estado do Piauí, através da Secretaria do Estado da Fazenda e a Concessionária Rio Poti Energia, cujo objeto é a PPP, na modalidade concessão administrativa, para construção, operação, manutenção e gestão de miniusinas de geração de energia solar fotovoltaica, com gestão e operação de serviços de compensação de créditos de energia elétrica.

“A CGE, que hoje faz parte da SEFAZ, atua no monitoramento desse contrato que visa fornecer energia para as unidades da Secretaria. Esse é objeto de um dos contratos que prevê a construção de oito unidades no Piauí através de PPP. O projeto estima uma redução nos gastos do Estado com energia, o que possibilitará ao Governo ter mais recursos para investir em outras áreas prioritárias”, destacou o auditor Bruno Figueiredo.

Na visita também estavam presentes servidores da Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC), Secretaria de Administração (SEAD), Secretaria de Mineração,Petróleo e Energias Renováveis (SEMINPER) e representantes da empresa contratada.