CGE e SEGOV discutem transformação digital e transparência

A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, esteve reunida nesta quarta-feira (19), com o Secretário de Governo do Estado, Marcello Noleto, para tratar sobre medidas que permitirão o Estado avançar em controle de recursos públicos, transformação digital e transparência.

Um dos temas abordados foi o trabalho de avaliação da transparência do Governo do Estado, realizado pela CGE, de forma integrada com outros órgãos, como a ATI. Nayara Negreiros, assessora técnica da CGE, e Fernando Carvalho, Gerente de Tecnologia da Informação da CGE, também participaram da reunião. Na ocasião, eles abordaram sobre trabalho de monitoramento da transparência, visando melhorar os índices do Estado.

Imagens: SEGOV

“Tratamos sobre os trabalhos que a CGE vem realizando em relação ao monitoramento da transparência e o novo trabalho de transformação digital, alinhando conhecimentos e toda parte necessária de adequação para que o Estado pudesse ser mais bem avaliado por algumas instituições como a Abep-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação), cuja avaliação finalizou no último 16 de abril e a CGE pode auxiliar, juntamente com outras secretarias, inclusive a ATI, o cumprimento de alguns requisitos. Estamos aguardando, inclusive, o resultado da avaliação. Esperamos que o Estado suba algumas posições”, destacou.

Imagens: SEGOV

Outro assunto tratado foi a publicação do decreto que viabiliza a utilização do Sistema Integrado de Gestão de Repasses Públicos (SIGRP), que vem para substituir o Sistema de Convênios (SISCON), trazendo mais agilidade na tramitação de parcerias do Estado com entidades.
“O SIGRP vem exatamente para modernizar a gestão de convênios e parcerias no Estado. Inclusive, já estamos treinando os órgãos para utilizar a ferramenta. Com o decreto, poderemos efetivar a utilização desse novo sistema, facilitando tanto para os órgãos, quanto para os proponentes, ou seja, aqueles que queiram firmar parcerias com o Governo do Estado”, destacou Amparo Esmério.

A CGE continua auxiliando nas demandas relacionadas à Lei de Acesso a Informação, principalmente com a integração dos sistemas E-sic e-ouv com o falaBR. É o que explica o gerente de TI da CGE, Fernando Carvalho.

“O e-OUV e o eSIC vão ser descontinuados, agora estão integrados em uma única plataforma, que é o FalaBR. O objetivo é que todos os órgãos tenham uma pessoa responsável para atender as manifestações que chegam por essa plataforma”.

Tags: , , , ,