A Secretaria de Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado, promoveu, nos dias 16, 17 e 18 de maio, a primeira turma do curso sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Piauí – SIAFE.
Durante a capacitação, exclusiva para auditores governamentais da CGE, o instrutor e Auditor Governamental, Rui Larrion apresentou as funcionalidades do sistema e a parte prática para extração de informações que possam subsidiar os trabalhos dos auditores.
“Nessa capacitação voltada para auditores governamentais, abordamos conceitos, rotinas operacionais e ferramentas que o sistema pode ofertar nas rotinas de controle interno, nos ambientes em que a contabilidade pública nos oferta, entre eles o fiscal, o patronial e o orçamentário”, afirma o instrutor e Auditor Governamental, Rui Larrion.
O Auditor Governamental André Batista foi um dos 15 auditores que participaram da capacitação. Para ele, o diferencial do curso foi a apresentação. “Trabalhamos a rotina de acordo com os afazeres do auditor. Nesse universo da execução do sistema orçamentário, filtramos os subsídios contabéis para que exerçamos o nosso trabalho”, pontua o auditor governamental André Batista.
A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, também participou do curso e enalteceu a importância da troca de experiências para melhoria dos trabalhos de controle interno.
“Tivemos a oportunidade de conhecer a nova versão do SIAFE, pois no dia a dia temos a necessidade de fazer consultas. Temos profissionais capacitados dentro da própria CGE e essa troca de experiências se faz necessária. Assim, podemos melhorar, ainda mais, nossos trabalhos na área de controle interno”, destacou Amparo Esmério.
A próxima turma, que também contemplará auditores governamentais da CGE, ocorrerá nos dias 19,20 e 21 de junho, no Laboratório de Informática da Escola Fazendária.
Tags: capacitação, CGE, controle interno, SIAFE