O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Receita Federal do Brasil (RFB), lançaram, nesta terça-feira (6), o edital para abertura do II Concurso Cidadania na Escola.

O concurso é destinado à comunidade escolar da rede pública estadual do Piauí, abrangendo Ensino Fundamental e Médio, com premiações para os três melhores projetos que apresentarem iniciativas mais relevantes para a disseminação da cidadania fiscal nas escolas. Na ocasião, o Secretário de Fazenda, Emílio Júnior, o Secretário de Educação, Washington Bandeira e o delegado da Receita Federal, André Luis dos Santos, assinaram, de forma simbólica, o edital do Concurso.

Edital foi lançado durante solenidade na Escola Fazendária | FOTO: Ângelo Marcos

Também participaram do evento o Diretor da Unidade de Controladoria, da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, Kilmer Távora; a Auditora Governamental Milde Lemos, uma das integrantes do Grupo, representando a CGE; além do Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da SEFAZ, Felipe Leal Sousa; do Superintendente de Gestão da SEFAZ, Cristovam Cruz; do Superintendente de Administração Financeira, Logística e Tecnologia da Sefaz, Ricardo Pires; e representantes das Gerências Regionais de Educação de Teresina e dos membros do Grupo de Educação Fiscal.

“A prioridade do concurso é desenvolver a consciência fiscal na comunidade escolar, quanto à importância dos tributos no cumprimento das obrigações sociais, bem como a participação do cidadão no controle dos recursos públicos e nas políticas sociais do Estado”, explica o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

Segundo o Secretário de Educação, Washington Bandeira, o concurso visa envolver toda a comunidade escolar, formada por alunos, professores, gestores, colaboradores e pais dos alunos das Escolas públicas estaduais.  “Vamos incentivar a inciativa desse concurso em todas as escolas, que está em sintonia como o que o governo vem pregando como um dos pilares a serem priorizados nas escolas de tempo integral, que é promover a cidadania nos alunos e na comunidade escolar”, enfatiza o secretário da Educação.

Integrantes da Mesa de Honra com membros do Grupo de Educação Fiscal

COMO PARTICIPAR DO CONCURSO CIDADANIA NA ESCOLA

A coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Piauí (GEFE-PI), que devolve as ações do Programa de Educação Fiscal no Estado, Alcionea de Castro, ressalta que o período de inscrição dos projetos acontece a partir desta terça-feira (06) até o próximo dia 16 de julho.

Acesse o edital

Durante a solenidade, o auditor fiscal da Sefaz, Williame Mazza, que integra o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Piauí (GEFE-PI), explicou o edital.  Inicialmente, a Comissão Julgadora, coordenada pelo GEFE e composta por representantes os órgãos envolvidos, selecionará 21 projetos, sendo um de cada Gerência Regional de Educação (GRE), para socialização nas escolas. Depois, a comissão vai escolher os 10 melhores projetos das escolas que participarão do julgamento da culminância geral na cidade de Teresina, composta por representantes da Escola de Governo, Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz, secretários da Fazenda e Educação ou respectivo representante, Superintendente da Receita Estadual, Delegado da Receita Federal e representante da Superintendência da Controladoria Geral do Estado.

Na ocasião, os diretores dos Centros Estaduais de Tempo Integral de Teresina receberam certificados de participação no “Ciclo de palestras nas Escolas”, que é outro projeto desenvolvido pelo GEFE.

Todo o evento foi transmitido pelo YouTube, por meio do Canal Educação, https://youtube.com/live/A-sRkZ3crB4?feature=share , para todos os  municípios do interior do Piauí.

Tags: , ,