CGE destaca avanço do Governo com a nova ferramenta de gestão de repasses públicos

A Secretaria de Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado, participou, nesta terça-feira (27) do 1º Diálogo Integrado sobre Gestão de Repasses, promovido pela Secretaria do Planejamento (Seplan).

O evento teve o objetivo de apresentar as principais alterações na legislação, metodologia e ferramentas de repasses federais e estaduais, além de indicadores de desempenho das transferências discricionárias e legais da União.

A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, participou do evento, juntamente com a Gerente de Transferências da CGE, Iriana Feitosa, os auditores Hamon Stelitano, Francinelson Costa e Iramara Menezes, além do Coordenador de Repasses da Controladoria, Vitor Hugo Rodrigues.

Hamon Stelitano foi um dos palestrantes e destacou a atuação da CGE na gestão e controle de repasses, objetivando a correta aplicação dos recursos e execução de políticas públicas. Na ocasião, o auditor apresentou o novo Sistema de Gestão de Repasses (SIGRP), que substituiu o antigo Sistema de Convênios (SISCON).

“Tanto o controle interno quanto a auditoria interna ajudam a gestão pública, prestando consultoria ao gestor. E o SIGRP é uma plataforma que está alinhada à proposta do Governo de inovação e de transformação digital, é um sistema de compliance, de conformidade, pois [o sistema] reflete e replica a legislação vigente. Todo o processo de seleção da proposta, celebração, execução e prestação de contas é realizado 100% de forma on-line e de forma intuitiva, possibilitando o acesso a entidades e prefeituras que estão distantes da Capital, de forma célere. Portanto, é possível acompanhar tudo pelo sistema: celebração, execução, monitoramento com foco nos resultados e prestação de contas. E ainda contribui para a transparência pública”, destacou.

O evento contou ainda com a apresentação do secretário de Planejamento, Washington Bonfim, que abriu o diálogo; da superintendente Gabriela Celso; do Gerente de Projetos e Convênios da Secretaria de Justiça (SEJUS), Fagner Santana; do gerente e coordenador da Caixa Econômica Federal no Piauí, Marcelo Diniz e Marcelo Basílio, respectivamente.