SEFAZ/CGE assina Termo de Cooperação com Alepi para cessão de uso do SINCIN

A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) assinaram, na manhã desta quarta-feira (13), o Termo de Cooperação Técnica nº 02/2023, para cessão de uso do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN).

A assinatura do Termo aconteceu na Alepi e contou com a participação do Presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva; do Secretário da Fazenda, Emílio Júnior; da Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério; além de representantes do setor de Tecnologia da Informação da Alepi e da Gerência de Controle de Sistemas e Transparência da CGE.

O SINCIN é um software desenvolvido e gerenciado pela Controladoria-Geral do Estado, que visa otimizar os processos internos de análises de despesas. Essa cooperação permitirá que a Assembleia Legislativa do Piauí utilize o SINCIN para suas atividades, otimizando processos e fortalecendo o controle interno.

“Colocamos esse sistema à disposição da Alepi para que o controle interno possa ter uma maior agilidade nas análises de despesas. Já cedemos o uso do SINCIN para o Ministério Público e agora, poderemos, também, contribuir para a eficiência do controle da Assembleia Legislativa. O SINCIN é uma ferramenta muito boa, que a CGE implantou e está dando muito certo no Executivo. Tão certo que agora a Assembleia fará uso para melhorar os procedimentos de controle no Legislativo”, destacou a Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério.

O Secretário de Fazenda, Emílio Júnior, exalta a importância da adesão do Poder Legislativo ao SINCIN. “Possibilita melhor padronização do controle interno no Estado, tanto no âmbito do Executivo como no do Legislativo, sendo muito importante que o gasto público tenha uma padronização normativa para ter um efeito melhor na sociedade. Portanto, ter o acompanhamento desse gasto dentro de um sistema, onde o servidor tem essa facilidade de acompanhar, fazendo um checklist, a qualidade desse gasto será melhor”, enfatizou o Secretário de Fazenda, Emílio Júnior.

O presidente da Assembleia, Franzé Silva, afirmou que o objetivo é melhorar a eficiência da gestão na Alepi. “Queremos uma Assembleia mais ágil, mais transparente, mais eficiente, por meio de equipamentos, de sistemas, de protocolos, e nós temos feito com que esses objetivos sejam atingidos a cada mês. E hoje quero agradecer aqui à Secretaria de Fazenda e à Controladoria. É um importante passo. A Assembleia tem a certeza de dar um passo adiante no nosso objetivo, que é tornar a Assembleia 100% transparente. Nós começamos a gestão nove meses atrás, com 46% de transparência, ampliamos para 76% e nós queremos chegar ao máximo possível: a 100% de transparência e o SINCIN nos ajuda nessa missão”, destacou.

Também participaram do evento: o Auditor Governamental Fernando Carvalho, Gerente de Controle de Sistemas e Transparência da CGE; a Assessora Técnica da CGE, Nayara Figueiredo; e Weslley Sousa, Diretor de Tecnologia da Informação da Alepi.

Fotos: Angelo Marcos

Tags: , , , ,