CGE ministra capacitação sobre suprimento de fundos para Regionais de Saúde

A Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado do Piauí, promoveu, na manhã desta terça-feira (26), um treinamento voltado para os coordenadores das Unidades Regionais de Saúde do interior, vinculadas à Secretaria de Saúde do Piauí.

O objetivo foi orientar os responsáveis das unidades quanto aos procedimentos adequados para execução de despesas por meio de suprimento de fundos.

“As unidades regionais de saúde do interior deixaram de ser unidades gestoras e passaram a ser mantidas por suprimento de fundos. Por isso havia muitas dúvidas sobre a forma correta de requisitar o suprimento de fundos. Assim, orientamos sobre as exceções que existem no decreto, a forma de aplicar, os prazos de aplicação para a prestação de contas e como prestar contas. Apresentamos, também, o nosso Manual Operacional de Suprimento de Fundos, mostrando os modelos dos documentos os quais têm que ser utilizados para requisitar, aplicar e prestar contas, além de termos tirado as dúvidas dos presentes”, elencou o Auditor Governamental Darcy Siqueira, que ministrou o treinamento.

O suprimento de fundos é um procedimento pelo qual se destina um valor para custear despesas específicas relacionadas às atividades do governo, que não possam aguardar o tempo necessário para o ciclo normal de um dispêndio (licitação ou contratação direta).

Para Darcy Siqueira, as orientações são necessárias para alinhar os procedimentos aos normativos existentes e para a correta utilização dos recursos públicos.

“Esperamos, com essa capacitação, melhorar essas prestações de contas, facilitar a esses tomadores e, assim, melhorar a aplicação desses recursos”, finalizou.

Tags: , , , ,