eSocial: Servidores do Estado são capacitados para Escrituração Pública Digital da Folha de Pagamento

Aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, em Teresina, o Curso e-Social – Escrituração Pública Digital da Folha de Pagamento, promovido pela Secretaria da Fazenda do Piauí após solicitação da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado.

O curso teve como objetivo apresentar, de forma prática e objetiva, o novo cenário advindo da escrituração pública digital da folha de pagamento denominado e-Social, bem como suas características, conceito e principalmente a conscientização dos gestores com a nova mudança de cultura a ser praticada nos órgãos e entidades da administração pública estadual envolvidas no processo.

“O curso foi uma iniciativa da SUPCGE, que através da Escola Fazendária ofereceu essa oportunidade de aperfeiçoar as equipes que lidam diretamente com o eSocial. Além de uma abordagem prática das principais mudanças foi uma oportunidade para tirar dúvidas e alinhar o trabalho dos órgãos nessa área, o que irá contribuir para reduzir as pendências e assim manter a regularidade fiscal do Estado”, ressaltou o Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento da CGE, Auditor Governamental Décio Moura.

Participaram 31 servidores de diversos órgãos do Governo do Piauí, entre eles da própria SEFAZ, além da Sejus, Adapi, Sasc, Seplan, Segov, Sesapi, Sead, Seduc e SSP.

A Auditora Governamental Lidiane Melo, que atua na Gerência de Pessoal e Previdência da CGE, participou dos dois dias de treinamento e ressaltou a importância de capacitações como esta.

“O conteúdo do curso é de extrema importância para a nossa rotina de trabalho para melhor acompanhar e orientar os órgãos em relação ao eSocial, EFD-Reinf e DCTFWEB. Além do conteúdo teórico, foram abordados casos práticos e foram apresentadas as principais mudanças que passam a valer a partir de janeiro”,afirmou.

 

Leia Também