Auditores governamentais participam de Workshop sobre Gestão de Riscos

A Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, da Secretaria de Fazenda do Piauí (SEFAZ), participou no dia 08 de novembro do Workshop sobre Gestão de Riscos, realizado pela empresa Elo Group. O treinamento teve como objetivo realizar a classificação dos riscos levantados nas entrevistas e construir a primeira versão da matriz de riscos da Controladoria-Geral do Estado.

O Superintendente de Gestão da SEFAZ, Cristovam Cruz, destaca que um dos objetivos é criar um comitê de riscos e afirma que o trabalho da CGE é de suma importante para todo o contexto fiscal.
“Buscamos ser referência a nível Brasil na gestão fiscal desde a arrecadação, gastos e controle. O trabalho da Controladoria é de suma importância para todo esse contexto. Já temos projetos com a empresa Elo de planejamento, cobrança, inovação e agora a Elo vai auxiliar também nesse processo de controle de risco e controle interno”, afirma Cristovam Cruz.

Diretores e gerentes da CGE

Em 2022, a SEFAZ realizou um Caderno de Riscos e este ano a CGE incorpora ao grupo para ter uniformidade ao trabalho de prevenção e controle.

O Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento da CGE, Décio Moura, pontua que esse trabalho ajuda no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) ao tratar da maturidade no âmbito de Controle interno e Controladoria.
“Agradecemos a Elo pela capacitação e toda a nossa equipe de auditores que estiveram nesse levantamento dos riscos. Foi um período onde foi possível conhecermos os riscos e como podemos trabalhar para apresentar um trabalho consistente e de qualidade. Ao avaliarmos nossos riscos internos, podemos contribuir no controle de riscos da Administração Pública garantindo mais agilidade para o Estado e para a sociedade”, afirma Décio Moura.

O Workshop foi conduzido por Carlos Eduardo Gonçalves e Lucas Miranda, consultores da Elo Group que enfatizaram conteúdos da gestão fiscal e de controle.
“O foco do nosso trabalho é analisar riscos relevantes implantar bons controles, Modelo de Maturidade e consistência, além de trazer a visão de relevância de matéria integrada. Essa visão integra a gestão com base na governança, assim, é uma oportunidade para desenvolvermos uma gestão de controle fiscal”, coloca Carlos Eduardo.

Carlos Eduardo, consultor da Elo Group

Tags: , , , ,