5º Fórum Piauiense de Controle Interno é aberto com noite de premiação

Iniciou nesta terça-feira (21), o 5º Fórum Piauiense de Controle Interno, evento promovido pela Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado. A abertura aconteceu no Blue Tree Towers Rio Poty, com a presença de diversas autoridades locais, gestores estaduais e servidores públicos.

Nesta primeira noite, aconteceu a entrega do Prêmio Destaque do Controle Interno, com critérios estabelecidos na Portaria nº 28, de 16 de novembro de 2023. O objetivo é reconhecer o trabalho dos membros dos Núcleos de Controle Interno, que têm elevada participação e importância no processo do gasto público.

Conforme consta na Portaria, três categorias foram definidas, classificadas com base no total de recursos administrados (inferior a R$20 milhões, entre R$ 20 e R$ 70 milhões e acima de R$70 milhões). O Prêmio contemplou, ao todo, nove órgãos/entidades do Poder Executivo Estadual (veja a lista completa abaixo).

Para a Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, o prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho de controle promovido pelos membros dos Núcleos de Controle Interno nos órgãos.

“Neste ano, mudamos os critérios de avaliação para sermos mais justos com outros órgãos que, muitas vezes, cumpriam com todos os critérios do prêmio, mas perdiam posição em razão do volume de recursos analisados. Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço aos gestores, que nos apoiam e apoiam seus Núcleos nesse trabalho. Agradeço aos membros dos Núcleos, que ao longo do ano se dedicaram para cumprir com os seus deveres.”, ressaltou.

GANHADORES DO PRÊMIO DESTAQUE DO CONTROLE INTERNO  2023

• Órgãos que administraram um total de recursos superior a 70 milhões de reais:

1º Secretaria de Estado da Fazenda
2º Secretaria de Estado da Educação
3º Secretaria de Estado da Segurança Publica

• Órgãos que administraram um total de recursos entre 20 milhões e 70 milhões de reais:

1º Fundação Universidade Estadual do Piauí
2º Secretaria de Governo
3º Secretaria de Estado das Cidades

• Órgãos que administraram um total de recursos inferior a 20 milhões de reais:
    1º Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí
    2º Fundação Piauí Previdência
    3º Procuradoria Geral do Estado do Piauí

Na ocasião, o Secretário da Fazenda, Emílio Jr. que conquistou o primeiro lugar na categoria dos órgãos estaduais que administram no ano de 2023 mais de R$ 70 milhões, falou em nome de todos os premiados e ressaltou a importância do comprometimento com a gestão.

“Dedico esse prêmio a todos os servidores da Sefaz, principalmente, aqueles que muitas vezes trabalham nos bastidores, a exemplo do pessoal do núcleo de controle interno, ajudando a administração pública a executar as nossas tarefas com mais transparência e eficiência”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, destacando a importância da premiação do governo do Estado, por meio da CGE, como reconhecimento e valorização dos servidores.

Palestra magna com Ellen Gera

O primeiro dia de fórum finalizou com a palestra magna do Presidente da Empresa de Tecnologia do Piauí (ETIPI), Ellen Gera, que abordou o “Processo de Transformação Digital do Piauí,” destacando como as inovações tecnológicas podem otimizar a gestão pública. Para ele, governos precisam inovar para proporcionar melhores serviços à população.

“O processo de transformação digital se dá por inovação, justamente o Estado buscando uma forma diferente de servir a sua população. Com estratégia correta, para seleção das tecnologias corretas, e fazendo os redesenhos corretos naqueles processos que precisam ser redesenhados, isso faz os serviços chegarem para a população com mais agilidade, mais confiabilidade, mais disponibilidade, para que o cidadão realmente confie no governo e entenda que o governo, por meio de toda essa transformação, está buscando entregar mais valor ao cidadão”, assegurou.

Segundo dia

O 5º Fórum Piauiense de Controle Interno continua nesta quarta-feira (22), com vasta programação a partir das 8h, trazendo palestras sobre temas relevantes da atualidade como governança, compliance, LGPD, entre outros. Todas as palestras destacam o tema central do Fórum, que se consolida com o único e maior evento de controle interno do Estado, voltado para a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a gestão pública eficiente e transparente.

O evento também pode ser acompanhado, ao vivo, por meio do YouTube do Canal Educação. A transmissão on-line tem como objetivo ter o alcance ampliado para abranger os servidores que atuam em outros municípios piauienses.