CGE e Ciaspi promovem roda de conversa em alusão ao Novembro Azul

O mês de novembro é marcado pela campanha em prol da valorização da saúde do homem para prevenção do câncer de próstata. Nesse sentido, a Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado promoveu, nesta quinta-feira (30), uma roda de conversa com servidores sobre o tema.

A equipe multiprofissional do Centro Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público (Ciaspi), vinculado à Secretaria de Administração (Sead) levou orientações sobre cuidados necessários para a prevenção e tratamento da doença.

“A roda de conversa tem esse objetivo de contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Sabemos que 95% dos casos descobertos precocemente são curáveis, por isso, esse é um despertar para a saúde do homem e da família como um todo de que o homem tem que ser protagonista da sua saúde”, afirmou a enfermeira Elizabeth Abreu.

Por meio de uma dinâmica com os servidores, a equipe multiprofissional composta por enfermeiras, psicóloga e nutricionista tiraram dúvidas e agregaram informações relevantes sobre o tema.

“Precisamos fazer boas escolhas alimentares, pois nosso organismo precisa de todos os nutrientes. E a gente só vai absorver se fizermos alimentação variada. O consumo de alimentos ricos em licopeno, como o tomate, ajudam na prevenção ao câncer de próstata. Por outro lado, é importante diminuir o consumo de açúcar, pois as células cancerígenas têm paixão por açúcar, depois a gordura e as proteínas. Por isso é preciso fazer boas escolhas alimentares, pois o consumo em excesso vai ajudar no desenvolvimento das células cancerígenas”, destacou.

A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério e o Diretor da Unidade de Controladoria da CGE, Kilmer Távora, também participaram do evento.

Para Kilmer Távora, a roda de conversa foi uma oportunidade necessária para conscientização dos servidores. “O Estado está se preocupando em trazer para o servidor masculino a consciência de cuidar da saúde e especialmente neste mês, de se fazer o exame preventivo da próstata, como vimos na palestra, a segunda maior causa de morte por câncer da população masculina. Temos um universo masculino muito maior, mas a presença masculina ainda é pequena. E isso só nos mostra que o evento é muito importante porque a cada vez que trazemos esses temas para perto das pessoas e informa dos riscos de não se fazer o exame preventivo, aumentamos, de forma indireta, essa consciência. É um trabalho de formiguinha que vai levar muito tempo, mas o Estado do Piauí está fazendo a sua parte”, afirmou o Diretor da Unidade de Controladoria da CGE.

Tags: