Saúde Mental é tema de palestra para servidores da CGE e ETIPI

Servidores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí e da Empresa de Tecnologia da Informação (ETIPI) participaram, na manhã desta segunda-feira (29), de uma ação conjunta em alusão ao Janeiro Branco, campanha global de conscientização sobre a Saúde Mental.

A psicóloga Nayane Carvalho, do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), da Secretaria de Estado da Administração (Sead) abordou o tema “Saúde mental no ambiente de trabalho”, apresentando o contexto da campanha, bem como formas práticas de se alcançar o equilíbrio emocional.

“A nossa saúde mental está totalmente ligada a nossa saúde física então, durante esta Campanha Janeiro Branco, trazemos o assunto para que a sociedade venha a repensar sobre suas práticas de autocuidado, de como manter uma boa saúde, buscar também autoconhecimento, trazer para o seu dia a dia novas estratégicas, novas práticas de saúde mental e autocuidado, observar as emoções, os pensamentos, os sentimentos, repensar sobre si mesmo. Então, a campanha tem esse propósito de promover melhores atitudes, mudanças para o que eu quero para minha vida naquele ano”, destacou a psicóloga.

Psicóloga do Ciaspi, Nayane Carvalho | FOTO: Andressa Carvalho/CGE

Nayane Carvalho acrescentou que no dia a dia é importante incluir práticas que possam contribuir para a qualidade de vida, como a atividade física, sono regular, falar sobre as emoções, praticar a autocompaixão e respeitar os próprios limites.

“É importante fazer pausas, respirar, ouvir uma música, trazer um pouco dessa diversidade para o seu dia a dia. Isso faz diferença na sua prática de trabalho e no seu dia a dia”, ressaltou.

Aline Gonçalves, estagiária da CGE, participou da palestra e ressaltou a importância de abordar temas como para os servidores.

“É bom ressaltar a importância da saúde mental e de como a gente deve se preocupar com ela, a gente se conhecer, conhecer nossos limites. O momento nos incentiva a melhorar nossa rotina, dar atenção a nosso bem-estar emocional”, afirmou.

Fotos: Tanandro Fabrício/ETIPI

Tags: ,