‘Consultoria em Auditoria’: curso fortalece expertise dos auditores da CGE

Nos dias 25 e 26 de março, os auditores governamentais da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí – Superintendência de Controle (SUPCGE), participaram de um curso intensivo sobre “Consultoria em Auditoria”. Ministrado pelo renomado Professor Diocesio Sant’Anna, através da 77 Eventos e Treinamentos, a capacitação ocorreu em Teresina – PI.

O objetivo do curso foi claro: capacitar a equipe de auditores governamentais para realizarem serviços de consultoria em auditoria, com o objetivo de contribuir com a organização e aprimorar o relacionamento entre auditoria e gestores dos órgãos ou entidades do Poder Executivo Estadual focando em aspectos como governança, gestão de riscos e controles internos na Administração Pública.

“Durante o curso, adquirimos competências essenciais para planejar, executar e comunicar os resultados de trabalhos de consultoria, seguindo padrões reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, foram discutidas normas fundamentais e as melhores práticas profissionais relacionadas à execução da consultoria e à comunicação dos resultados às partes interessadas do setor público”, destaca a Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério.

Entre os tópicos abordados estavam a definição e os tipos de trabalhos de consultoria, a estrutura física para prestação de serviços nessa área, os riscos relacionados ao processo de consultoria e os principais questionamentos sobre o tema. Também foram exploradas as competências essenciais do consultor, a postura adequada a ser adotada e a regulamentação dos trabalhos de consultoria.

“A consultoria está muito relacionada a um novo tipo de trabalho da auditoria interna, que não é apenas verificar aquilo que está errado, mas realmente contribuir para que a instituição possa implementar ali os seus controles, a governança e a gestão de risco. Então, na consultoria, a auditoria auxilia os órgãos a como fazer, auxilia os órgãos a implementar todos esses mecanismos tão importantes para o desenvolvimento da Administração Pública brasileira”, afirma o instrutor Diocesio Sant’Anna.

Ao final do treinamento, os auditores estavam aptos a oferecer serviços de consultoria para os órgãos e entidades estaduais. Receberam, ainda, um exemplar do livro “Consultoria em Auditoria Governamental”, de autoria do instrutor Diocesio Sant’Anna, como forma de aprofundar seus conhecimentos na área.

A qualificação representa um avanço significativo na atuação da CGE do Piauí, fortalecendo a expertise de seus auditores e contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e transparente.

Tags: , , , , , , ,

 

Leia Também