Lançamento do Aplicativo SINCIN facilita controle de contratos administrativos no Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, lançou, nesta terça-feira (16), ao aplicativo SINCIN – Módulo Fiscalização de Contratos.

O aplicativo do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN) tem o objetivo de facilitar o controle na fiscalização de contratos administrativos no âmbito do Governo do Estado, ampliando, dessa forma, a capacidade de controle, proporcionando maior celeridade e eficácia nas análises de contratos.

O Secretário de Fazenda, Emílio Jr. prestigiou o evento e destacou a importância de aprimorar os controles com uso de tecnologia.

“A gente tem ouvido muito falar do avanço da inteligência artificial. Com certeza, no futuro bem próximo vários desses processos serão automatizados. Com esse aplicativo, o maior trunfo é, em primeiro lugar, que todos os processos que nós trabalhamos, as receitas e as despesas, possam estar de maneira padronizada no estado todo; e o segundo é trabalhar de maneira mais ágil, mais segura”, ressaltou.

A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, explicou que o aplicativo visa atender a uma necessidade real dos fiscais e traz vantagens para o trabalho de fiscalização de contratos.

“Esse aplicativo é uma forma inovadora que desenvolvemos para facilitar o controle e agilizar a fiscalização dos contratos administrativos no âmbito do governo do Estado e nasceu de uma necessidade natural da rotina do fiscal, tendo em vista que muitos fiscais encontravam dificuldades técnicas em seus próprios órgãos por não dispor de equipamentos concomitante ao desenvolvimento dos trabalhos. A grande vantagem é que agora, com o celular na palma da mão, o fiscal de contrato poderá, de onde estiver, realizar o relatório de fiscalização, proporcionando maior celeridade e eficácia nas análises de contratos públicos estaduais”.

Durante o evento, Kilmer Távora, Diretor da Unidade de Controladoria, mostrou, na prática, a usabilidade do app SINCIN – Módulo Fiscalização de Contratos.

“O aplicativo do SINCIN é fácil de ser utilizado, não tem diferença do que os fiscais já fazem no dia a dia, mas foi concebido para melhorar a vida do fiscal no sentido de que ele não fique mais na dependência da estrutura física do órgão. Tendo em vista que a maioria da população hoje possui smartphone, trouxemos essa proposta para melhorar a vida do fiscal, para que ele, através de seu smartphone, tenha a facilidade de fazer o seu trabalho sem precisar da estrutura física”, afirmou.

O APP SINCIN – Módulo Fiscalização de Contratos está disponível para Android e pode ser acessado pelos fiscais de contratos através do link: https://portal.pi.gov.br/cge/app-sincin/.

Tags: , ,

 

Leia Também