Auditores da CGE participam de Encontro para controladores, ouvidores e corregedores no TCE

Auditores governamentais da Controladoria-Geral do Estado, Superintendência da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), participaram, na manhã desta quinta-feira (18), do Encontro alusivo ao Dia do Ouvidor, Corregedor e Controlador, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI).

O encontro trouxe como tema “Fortalecendo o Sistema Organizacional: o Papel Integrado do Controle Interno, Ouvidoria e Corregedoria” e elencou palestras importantes com palestrantes renomados, entre eles, o Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata. Na oportunidade, ele abordou o “Controle Interno: Agregando Valor à Gestão” e destacou a importância da mudança de visão para uma atuação mais estratégica.

“Precisamos entender, cada dia mais, que o controle interno é um produto. Talvez, até há um tempo atrás, entendíamos que o controle interno era uma obrigação, mas estamos diante dos principais produtos que o gestor precisa para chegar na próxima eleição e falar, num diálogo transparente com a população, que ele fez o dever de casa, que está limpo para poder disputar o processo eleitoral. […] Às vezes o produto que a gente acha que entrega não é o produto que o nosso cliente entende que a gente está entregando. Portanto, a primeira coisa que precisamos fazer é tentar agregar valor a este produto. Nós precisamos conhecer o nosso cliente e à medida que vamos utilizando as metodologias internacionais, começamos a ver que conhecer o cliente e ouvir o seu feedback é imprescindível. […]Muitas vezes essa desconstrução do que era o papel de auditor sem desconstruir o papel da auditoria faz parte para que a gente agregue valor”, afirmou.

A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, participou do evento e destacou a importância do envolvimento entre ouvidores, controladores e corregedores. “A Controladoria, a Ouvidoria e a Corregedoria devem andar juntas, trabalhar de forma integrada. E este evento promovido pelo TCE mostrou a importância disso, destacando como cada uma delas pode contribuir para a transparência, para a eficiência da gestão e para a confiança da sociedade no trabalho das instituições”.

Yohhan Garcia de Souza, Ouvidor Geral do Estado do Paraná, abordará a relevância das manifestações da Ouvidoria para o Controle Interno. Clayre Aparecida Teles Eller, assessora do Conselheiro Corregedor do TCE de Rondônia, discutirá o uso das redes sociais nos Tribunais de Contas.

Tags: , ,