Programa ‘Oportunidade Jovem’ integra estudantes à CGE

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) recebeu, nesta semana, a jovem aprendiza Millena Lima, selecionada por meio do Programa Oportunidade Jovem, um projeto de inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Millena, que é estudante da rede pública estadual, foi escolhida para contribuir com os serviços da CGE especificamente na Unidade de Auditoria e Monitoramento, sob a direção de Décio Gomes. A estudante dará suporte no fluxo de processos, uma experiência que promete enriquecer seu desenvolvimento profissional e pessoal.

O Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento, Décio Gomes, destaca a relevância do programa:

“Receber jovens é uma oportunidade de renovação e aprendizado mútuo. Estamos felizes em contribuir para o crescimento profissional desses estudantes”.

Mais sobre o Programa

O Programa Oportunidade Jovem tem como objetivo principal proporcionar aos jovens estudantes a chance de iniciarem sua trajetória profissional em ambientes que fomentam o aprendizado prático e a responsabilidade. Ao inserir adolescentes e jovens em órgãos públicos e empresas, o programa busca não apenas ampliar suas perspectivas de carreira, mas também contribuir para a formação de cidadãos mais capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Foram contratados 400 jovens que irão compor o quadro de jovens aprendizes do Governo do Estado. Essa é uma iniciativa da Secretaria da Administração (Sead), que fez processo seletivo na área de aprendizagem profissional.

O processo de seleção foi todo feito por meio de edital, no qual os inscritos preencheram questionário socioeconômico. Foram admitidos no Programa os jovens com idade entre 14 e 21 anos incompletos que estejam cursando, no mínimo, o 5º ano do ensino Fundamental ou o ensino Médio, na rede pública de ensino.

O salário de Jovem Aprendiz é de R$ 720 reais e as vagas são para Teresina, onde os jovens serão distribuídos para as secretarias estaduais, de acordo com as necessidades de cada uma. O programa de aprendizagem profissional visa à promoção da formação técnica e profissional de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, que serão divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não, sendo que o horário de expediente do aprendiz sempre vai respeitar os compromissos escolares. 

Tags: , , , ,

 

Leia Também