Os auditores governamentais da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, Márcio Barros e Fernando Carvalho, participaram, no último dia 8, do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP 2024), realizado no Rio de Janeiro – RJ. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e teve como tema “Segurança Cibernética em um Mundo Conectado.”
Durante o evento, o Piauí foi reconhecido como o Estado que mais avançou em transformação digital no Brasil, conquistando o 1º lugar no índice que mede a evolução dos estados na oferta de serviços digitais e o 3º lugar no ranking geral dos Governos Estaduais e Distrital.
O avanço do Piauí foi notável, saltando da 22ª para a 3ª posição, e melhorando o acesso aos serviços públicos, conforme o índice geral da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC). Esse índice avalia critérios como a oferta de serviços digitais e a evolução tecnológica dos estados.
O Relatório Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD 2024 – ABEP-TIC revelou que Goiás foi o único estado a atingir a nota máxima em todos os critérios analisados, com 155 pontos. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, com 146 pontos, seguido pelo Piauí, com 141,50 pontos, e pelo Rio Grande do Sul, com 140,37 pontos.
O ranking detalhado pode ser conferido na imagem abaixo:
Comparativo e evolução da pontuação nominal das UFs entre as edições de 2022, 2023 e 2024
A comparação entre as edições de 2022, 2023 e 2024 mostra um aumento geral nas pontuações nominais das UFs, com destaque para o Piauí, que obteve um aumento de 67,75 pontos, e o Acre, com um aumento de 41,25 pontos. No ranking geral, o Piauí subiu 19 posições entre 2023 e 2024, destacando-se como uma das UFs que mais evoluíram.
Confira abaixo a tabela segundo o Comitê Técnico Avaliador 2024:
O Estado alcançou avanços significativos com o trabalho colaborativo da Fazenda do Piauí, CGE, ETIPI, SEPLAN, PGE e SIA, que implementaram a Política de Transformação Digital, o portal único de serviços e regulamentaram as Leis Federais nº 14.129/2021 e 13.460/2017.
O avanço no ranking contou com a contribuição do Auditor Governamental da CGE Márcio Barros que teve participação ativa de coordenação e desenvolveu um trabalho de consultoria junto aos órgãos.
“O trabalho coletivo permitiu a elaboração um plano de ação detalhando com cada um dos 45 indicadores que compõem o índice. Indiquei as tarefas que deveriam ser executadas, realizei algumas delas e monitorei o plano. O planejamento foi elaborado justamente com a intenção de levar o Piauí às primeiras colocações”, informa o auditor.
Para a Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, o resultado reflete o esforço contínuo em modernizar a gestão pública.
“Estamos extremamente satisfeitos com essa conquista, que representa não apenas o avanço tecnológico do Piauí, mas também um compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos. Este reconhecimento reforça a importância de mantermos o foco na inovação e na eficiência para oferecer uma gestão pública mais moderna e acessível”, afirma a Controladora.
O prêmio
O índice Abep-Tic de transformação digital avalia a digitalização e a evolução do atendimento ao cidadão por meio da tecnologia. Foi criado em 2019 pela ABEP TIC, entidade nacional que reúne as instituições públicas estaduais e municipais de tecnologia da informação e comunicação.
Como é feita a avaliação nos estados
A implementação e a aplicação do índice foram realizadas por meio do Comitê Técnico Avaliador, composto por três consultores especialistas em Governo Digital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por solicitação da ABEP-TIC.
Os estados brasileiros responderam a um questionário e enviaram evidências sobre suas capacidades, ofertas e normatizações no que tange à Governo Digital, perfazendo a etapa de Autoavaliação.
As respostas e evidências enviadas foram verificadas e julgadas pelo Comitê Técnico Avaliador que emitiu um parecer para cada estado solicitando a apresentação de novas evidências.
As evidências adicionais foram enviadas pelas UFs na etapa subsequente, intitulada Convalidação, por meio de um formulário específico. Na última etapa, ocorreu a verificação das novas evidências, a comparação dos resultados com os das edições e o cálculo da pontuação.
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