Auditores participam da 2ª Conferência “Diálogos com o Futuro”

Nesta quarta-feira (28), auditores da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE) participaram da 2ª Conferência “Diálogos com o Futuro”, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI). O evento contou com palestras sobre temas cruciais para a gestão pública.

O Conselheiro Substituto do TCE-PI, Luiz Henrique Lima, ministrou a palestra “Controle Interno, Controle Externo e Controle Social: Cooperação, Convergência e Complementariedade”, enquanto o Prof. Jonatas Nunes, ex-Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), apresentou “Expansão, Inovação e Inclusão: UESPI – Um Caso de Política Pública na Educação do Piauí”.

A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, e os auditores Décio Moura (Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento), Francinelson Costa, Iluska Rolim e Bruno Figueiredo (Gerente de Avaliação de Auditoria), participaram do evento, aproveitando as valiosas contribuições dos palestrantes.

“Foram ótimas as palestras, uma boa oportunidade de ouvir o ex-reitor da Uespi falar sobre os avanços da instituição entre os anos em que foi gestor. E a palestra do conselheiro Luiz Henrique Lima, também bastante proveitosa, abordando o tema do nosso dia a dia, controle, a importância da integração entre os órgãos”, destacou Amparo Esmério.

Durante sua palestra, Luiz Henrique Lima ofereceu um panorama abrangente sobre o controle na gestão pública e sugeriu novas articulações entre os controles interno, externo e social. “Não podemos ser adversários ou rivais, nem agir isoladamente. O controle externo não deve se colocar acima do controle interno, o controle social não deve se considerar superior ao controle externo e vice versa. Precisamos eliminar preconceitos e trabalhar em colaboração, baseados em princípios e valores comuns como transparência, integridade e sustentabilidade. Ao trabalhar em sinergia, podemos potencializar nossas forças, reduzir redundâncias e retrabalho, articular iniciativas conjuntas, e ampliar o compartilhamento de dados e informações. É fundamental instituir instâncias permanentes de diálogo”, afirmou.

A Conferência teve início na segunda-feira (26) e segue até a sexta-feira (30) no auditório do TCE-PI, marcando as comemorações dos 125 anos da Corte de Contas piauiense.

Tags: ,

 

Leia Também