Nesta quinta-feira (29), ocorreu mais uma turma do Curso “Prática em Pesquisa e Formação de Preços”, voltado para servidores de diversos órgãos e entidades estaduais que buscam aprimorar as práticas orçamentárias para contratações públicas.
Cerca de 30 servidores participaram desta edição, ministrada pelos auditores governamentais da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, Lauro Leal e Tailanna Costa, na Escola Fazendária.
Tailanna Costa ressaltou que a prática de pesquisa de preços e a elaboração de orçamentos são complexas, mas fundamentais e ainda geram muitas dúvidas nos setores responsáveis por licitações públicas e gestão contratual.
“A pesquisa de preços é fundamental, pois não se trata apenas de uma simples coleta de valores. Destacamos a importância de compreender a descrição do objeto e a qualidade dessa descrição. Frequentemente ouvimos a aflição dos setores de pesquisa de preços nos órgãos. Quando a descrição não é bem elaborada, isso afeta a qualidade da pesquisa”, afirmou.
Durante o curso, os auditores apresentaram as leis, decretos e outros normativos que regem as contratações na administração pública, enfatizando a importância da clareza na definição do objeto para garantir a eficácia da pesquisa.
“Recomendamos que, embora a nova lei mencione a segregação de funções, essa segregação não implica em distanciamento entre os setores, mas sim em uma aproximação, com esforços conjuntos entre o setor de pesquisa e o setor demandante para que haja alinhamento das expectativas na definição do objeto, garantindo uma pesquisa adequada e satisfatória.”, completou, Tailanna Costa.
PRÓXIMAS TURMAS
A Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Escola Fazendária, está com inscrições abertas para duas novas turmas do curso “Prática em Pesquisa e Formação de Preços”.
O curso será ministrado pelos auditores governamentais Lauro Leal e Tailanna Costa na Escola Fazendária, nos dias 4 e 5 de setembro. Os servidores interessados devem escolher uma entre as duas datas disponíveis no ato da inscrição.
Para realizar a inscrição, os servidores podem acessar o link abaixo:
Tags: CGE, controle interno