A Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, realizou nesta quarta-feira (11) uma reunião técnica com servidores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (EMGERPI) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI).
O encontro teve como objetivo orientar sobre os aspectos fundamentais e os principais cuidados na elaboração de planilhas de custos e formação de preços, com foco na terceirização de mão de obra.
O auditor governamental Bruno Figueiredo, Gerente de Avaliação e Auditoria da CGE, destacou os pontos essenciais, parâmetros e metodologias que devem ser seguidos na elaboração dessas planilhas em empresas públicas, ressaltando que há procedimentos específicos a serem observados.
“Fomos convidados pela EMGERPI para apresentar o tema e esclarecer dúvidas relacionadas às planilhas de custos, incluindo os aspectos mais importantes, a composição de custos, como encontrar cada valor e a fundamentação legal. Nosso foco foi a Instrução Normativa 05/2017, do governo federal, que regulamenta a terceirização de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra. Como a ETIPI também é uma empresa pública, decidimos convidá-los para participar deste momento de troca de ideias e esclarecimento de dúvidas, que são comuns a ambas as instituições”, explicou Bruno Figueiredo.
Wilton Mello, servidor da EMGERPI, destacou a relevância das orientações recebidas para a segurança e eficácia do trabalho.
“A elaboração de planilhas de custos é uma etapa crucial. Essas orientações ampliaram nossa visão sobre os processos, ajudando-nos a compreender melhor a prática. Tínhamos dúvidas frequentes, e a reunião foi extremamente esclarecedora, contribuindo bastante para o nosso trabalho”, afirmou.
Tags: CGE, planilha de custos