Auditores da CGE/PI trocam experiências durante XX Encontro Nacional de Controle Interno em Recife

Os auditores governamentais Kilmer Távora, Décio Moura e Darcy Siqueira representaram o Piauí durante XX Encontro Nacional de Controle Interno, que ocorreu nessa quarta (25) e quinta-feira (26), em Recife.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), reuniu representantes de diversos órgãos de controle interno de todo o país e contou com a participação de convidados internacionais para debater abordagens das atividades de Controladoria frente ao avanço da tecnologia e à necessidade de integração.

Para Kilmer Távora, Diretor da Unidade de Controladoria da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado do Piauí, o evento é essencial para a troca de experiências e ferramentas entre os órgãos de controle interno do país.

“O evento é extraordinário, com palestrantes internacionais, inclusive de organismos multilaterais como o Banco Mundial, abordando experiências na Europa em relação à auditoria e controle interno. Discutiu-se a responsabilização de servidores, a nova Lei 14.133/2021, que ainda está sendo implementada. É um momento de troca de experiências e atualização. Tudo isso só pode trazer pontos positivos para a Controladoria”, destacou.

51ª Reunião Técnica

Nesta sexta-feira (27), também ocorreu a 51ª Reunião Técnica do Conaci, momento em que representantes dos órgãos de Controle Interno discutiram as práticas implementadas no país buscando padronizar orientações para os controles internos no Brasil, proporcionando atualização e melhorias para a área.

O auditor governamental Décio Moura, Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento da CGE, participou representando a Controladora -Geral do Estado, Amparo Esmério, juntamente com o Diretor Kilmer Távora.

Décio Moura apontou a importância das contribuições do evento para os trabalhos da CGE. “Nessa Reunião Técnica tivemos a oportunidade de conhecer algumas boas práticas de outras Controladorias, como o Sistema de Avaliação dos Programas de Integridade da SCGE-PI e a atividade de Revisão do Gasto Público realizado pela CGU.
Essa troca de experiência é muito importante, pois agrega conhecimento e abre horizontes quanto ao direcionamento dos nossos trabalhos. Além disso, foi deliberada a aprovação de enunciados do CONACI, que visam padronizar entendimentos e procedimentos no âmbito do Controle Interno em todo o país”, elencou.

Darcy Siqueira, auditor setorial da CGE participou da Reunião Técnica representando a Controladoria na Câmara Técnica do IACM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna).

“A Câmara Técnica de Auditoria do Conaci vem atuando para fomentar e discutir o modelo de capacidade de auditoria interna no setor público (IA-CM) e aprimorar a atividade de auditoria dos órgãos de controle para que estejam alinhados com as melhores práticas internacionais. Nesta reunião discutimos entre outros pontos, os entendimentos técnicos sobre os macro processos do Nível 2 do IA-CM e foram definidos os treinamentos de auditoria a serem ofertados pelo Conaci”.

Fotos: Conaci

Tags: , ,