A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, reuniu a equipe de diretores e gerentes da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado para iniciar o planejamento de ações para 2025. Um dos focos principais do trabalho da CGE no próximo ano será a implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IACM).
“Já iniciamos as reuniões com os diretores e gerentes, e depois também nos reuniremos com os auditores para alinhar o planejamento de ações para o próximo ano. O IACM é um modelo que segue padrões internacionais. Outras Controladorias já estão se adequando e nós também estamos nos organizando para implementar nos nossos trabalhos de auditoria”, afirmou a Controladora-Geral, Amparo Esmério.
Décio Moura, Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento, explicou que a implementação do IACM visa contribuir para uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada às melhores práticas de governança.
“O IACM é uma matriz que mede a maturidade da Auditoria Interna, seguindo as normas internacionais de auditoria. O objetivo é avaliar os processos para agregar valor às atividades do Estado”, explicou Décio Moura.
Consultoria em IACM
Na última sexta-feira (22), o consultor Diocésio Sant’Anna, esteve reunido com a gestão para apresentar o cronograma da consultoria que será desenvolvida com a CGE, visando a implementação do Modelo IACM.
“Nós estabelecemos um cronograma geral de funcionamento da consultoria, como vamos desenvolver a implementação do IACM durante o ano de 2025. Há um engajamento de todos, com o sentimento de que todos estão ali em busca de uma Controladoria melhor ainda, uma Controladoria que melhora, agregue valor, que melhor contribua com o estado do Piauí. E certamente com a implementação do IACM, a Controladoria tende a ganhar muito e com isso toda a população do estado do Piauí com o oferecimento de um serviço público de melhor qualidade”, afirmou Diocésio Sant’Anna.
Tags: CGE, controle interno