Em 2024, a Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE) instituiu um Grupo de Trabalho (GT) focado no estudo e implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IACM). Nesta sexta-feira (17), em reunião com os auditores governamentais, os resultados iniciais desse projeto foi apresentado pela auditora governamental Tailanna Costa, destacando os objetivos e os avanços alcançados.
De acordo com Tailanna, o encontro teve dois principais propósitos. O primeiro foi atualizar a equipe sobre o andamento do projeto, incluindo o diagnóstico elaborado por uma consultoria contratada para avaliar a CGE dentro da matriz do IACM. “Apresentamos quais foram as providências já tomadas, os próximos passos e o que o relatório diagnóstico nos trouxe em termos de avaliação e direcionamento”, explicou.
A consultoria indicou como próximos passos para a CGE a elaboração de um mapa de produtos visando institucionalizar atividades essenciais dentro da Controladoria, e a criação de um plano de ação e capacitação dos auditores no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IACM) para nivelar conhecimentos e promover engajamento no projeto.
O segundo objetivo foi sensibilizar os auditores governamentais para a importância do engajamento coletivo nesse projeto. “Não é algo isolado dentro da CGE ou restrito ao grupo de trabalho que está conduzindo o projeto. Precisamos de todos os auditores para implementar atividades essenciais que elevarão nossa capacidade de auditoria interna aos próximos níveis da matriz, como o nível 2 e, futuramente, o nível 3”, destacou Tailanna.
A reunião também reforçou a necessidade de disseminar informações sobre o projeto entre todas as equipes, garantindo que as ações sejam realizadas de forma colaborativa e estratégica. “Precisamos que a CGE, como um todo, implemente as atividades propostas, pois são essenciais para o aperfeiçoamento da auditoria interna”, finalizou.
Tags: auditores governamentais, capacitação, CGE, controle interno