SEFAZ/CGE e SEMF iniciam tratativas para aperfeiçoar controle interno da Prefeitura de Teresina

A Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), deu início às tratativas com a Secretaria de Finanças do Município de Teresina (SEMF) para fortalecer e modernizar os controles internos da Prefeitura. A iniciativa visa melhorar a gestão pública e promover maior eficiência nos processos administrativos.

Nesta sexta-feira (24), a Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, reuniu-se com representantes da Prefeitura de Teresina para discutir os próximos passos da parceria. Participaram também Kilmer Távora (Diretor da Unidade de Controladoria), Décio Moura (Diretor de Auditoria e Monitoramento), Giovanna Garcia (Gerente de Acompanhamento da Gestão e Regularidade Fiscal) e Mateus Cabral (Coordenador de Sistemas), além de Ricardo Teixeira (auditor fiscal da SEMF) e Thiago Carvalho (Diretor de Transformação Digital da Empresa Teresinense de Processamento de Dados – Prodater).

A SEMF busca a expertise da CGE e a implementação do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN), ferramenta desenvolvida para analisar despesas públicas por meio de roteiros padronizados para contratação e pagamento. Essa solução tem potencial para otimizar processos e aumentar a transparência na gestão municipal.

“Essa reunião é um desdobramento do encontro realizado na semana passada entre os secretários Emílio Jr. e o Secretário de Finanças do município, com a participação da CGE. Foi solicitado nosso apoio para aperfeiçoar os controles internos da Prefeitura, e hoje definimos os próximos passos. Vamos elaborar um termo de cooperação técnica para compartilhar o código-fonte do SINCIN, como já fizemos com a Alepi e o Ministério Público, além de construir um organograma para a implantação do sistema”, explicou Kilmer Távora.

 

Leia Também