Auditores governamentais iniciam capacitação para aprimorar auditoria interna no Estado

Nesta segunda-feira (24), teve início o Curso Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), uma iniciativa que busca aperfeiçoar os trabalhos de auditoria interna no Governo do Estado. A capacitação faz parte de um processo de consultoria para a implantação do IA-CM, reunindo auditores governamentais em um treinamento estratégico voltado à modernização e eficiência da auditoria interna.

Até a quarta-feira (26), o consultor Diocésio Sant’Anna abordará aspectos práticos para melhorar a qualidade dos relatórios de auditoria, seguindo as melhores práticas aplicadas globalmente.

Para o Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento, a capacitação representa um avanço essencial para a auditoria interna do Estado:

“O fortalecimento da Auditoria Interna passa, necessariamente, pela qualificação contínua dos nossos auditores. O Curso de IA-CM é uma oportunidade valiosa para aprofundarmos o conhecimento sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna e aplicarmos boas práticas que contribuirão para a evolução do nosso nível de maturidade. Com essa capacitação, reforçamos o compromisso da CGE-PI com a excelência, a governança e a melhoria contínua dos nossos processos, tornando a atuação da Auditoria Interna cada vez mais estratégica e alinhada aos padrões internacionais.”

O consultor Diocésio Sant’Anna destacou a importância do envolvimento dos auditores durante o processo de consultoria:

“Nessa consultoria, é fundamental o envolvimento de todos os auditores. Essa troca de conhecimento permite que cada um compreenda o que é o IA-CM, sua finalidade e como participará do processo. Realizaremos atividades práticas para identificar as lacunas da Controladoria e definir ações que agreguem valor ao Estado, auxiliando-o a atingir seus objetivos.”

O que é o IA-CM?
O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) é uma ferramenta estratégica desenvolvida pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial. O modelo permite a autoavaliação e auditorias externas, fornecendo um roteiro estruturado para o aprimoramento contínuo da auditoria interna no setor público.

Adotado por órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU), o IA-CM é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de padronizar processos, aumentar a produtividade e elevar a qualidade dos relatórios de auditoria. Essa abordagem orientada por riscos fortalece a governança, proporcionando mais segurança para a tomada de decisões e ampliando a confiança da sociedade na gestão pública.

 

Leia Também