Após três dias de intenso aprendizado, o Curso Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) foi concluído nesta quarta-feira (26), reunindo auditores governamentais em uma capacitação estratégica voltada à modernização e eficiência da auditoria interna. A formação faz parte de um processo de consultoria para a implantação do IA-CM, proporcionando uma abordagem prática para aprimorar a qualidade dos relatórios e alinhar os trabalhos aos padrões internacionais.
“Hoje concluímos o Curso IA-CM com uma sensação de que vamos evoluir na nossa atuação, alcançando os objetivos que a gente espera com o nosso trabalho. Com esse trabalho conjunto, que envolve todos os auditores, daremos um passo importante para fortalecer a nossa capacidade de agregar valor à administração pública”, destacou a Controladora-Geral, Amparo Esmério.
Para Décio Moura, Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento da CGE, a capacitação marca o início de uma transformação na atuação dos auditores. “A partir de agora, com a conclusão do curso, a nossa próxima fase será a realização dos trabalhos específicos para desenvolver os produtos visando elevar o nível de maturidade da CGE no IA-CM”, afirmou.
O consultor Diocésio Sant’Anna, responsável por conduzir a capacitação, avaliou o resultado do curso como bastante positivo. “Neste último dia fizemos uma avaliação e minha sensação foi que os auditores realmente compreenderam o que é o IA-CM e como implementar. Todos os auditores participarão, de alguma forma, da implementação dessa ferramenta e com essa implementação, vamos alcançar o nível II do IA-CM”, disse.
A mudança proporcionada pelo IA-CM busca não apenas aprimorar os processos de auditoria, mas também fortalecer o papel da auditoria interna como um suporte estratégico para a gestão pública. “O modelo agrega a auditoria como uma solução para os problemas, uma evolução onde a auditoria em si não vai deixar de existir, mas vai ascender para uma posição de consultoria e de auxílio à gestão”, ressaltou o auditor André Batista.
O auditor Antônio Filho, que também participou da capacitação, destacou a importância do aperfeiçoamento técnico para fortalecer a auditoria interna no setor público. “A capacitação em IA-CM é uma adequação às práticas profissionais características internacionais de controle interno e auditoria interna, para padronizar procedimentos internos e agregar valor às instituições. Sem dúvidas, a classe vai fortalecer nossa instituição e trazer mais valor às instituições de todo o Estado”, afirmou.