Na manhã desta quinta-feira (27), a Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, reuniu-se com diretores e auditores governamentais responsáveis pelo estudo e implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) na Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI), Superintendência da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ). O objetivo é avançar para o nível 2 do modelo, denominado “Infraestrutura”.
Atualmente, a CGE-PI encontra-se no nível 1 – “Inicial”, e devido à complexidade do modelo, poucas unidades da federação já conseguiram alcançar o segundo nível. A implementação do IA-CM fortalece a auditoria interna, agregando valor à gestão pública por meio da adoção de práticas estruturadas e alinhadas aos padrões internacionais.
A reunião foi um desdobramento da capacitação realizada nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, na qual os auditores foram orientados sobre os próximos passos para aprimorar a qualidade dos relatórios e elevar a maturidade da auditoria interna.
O consultor Diocésio Sant’Anna coordenou os trabalhos e auxiliou na elaboração dos produtos estratégicos para essa evolução. Na ocasião, o Plano de Ação foi apresentado ao secretário da Fazenda, Emílio Júnior, validando os trabalhos desenvolvidos para aprimorar as práticas de auditoria interna no âmbito da CGE.