A primeira turma do curso Prática em Pesquisa e Formação de Preços – 2025, foi concluída nesta quarta-feira (19), na Escola Fazendária. Promovida pela Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, a capacitação teve duração de 5 horas e contou com a participação de pouco mais de 30 servidores estaduais. Ministrado pelo auditor governamental Lauro Leal, o treinamento tem como objetivo instruir os servidores estaduais no processo de pesquisa e formação dos preços de mercado, com base na atualização de 2025.
A iniciativa também buscou compartilhar as boas práticas na formação de preços, esclarecendo as principais dúvidas sobre como realizar pesquisas e elaborar planilhas de preços, fornecendo uma base sólida para que os servidores apliquem esses conhecimentos na prática. Segundo a servidora Ana Paula Félix, da Secretaria de Governo do Estado do Piauí (Segov), o curso é muito importante para os servidores por tratar da pesquisa de mercado que é substancial para o êxito da contratação pública.
“O professor Lauro consegue passar, por meio do seu ensinamentos e explicações, a importância, as diretrizes e o que é necessário para que um agente público possa executar com êxito essa função e esse procedimento tão importante que é a pesquisa de mercado. Esse treinamento nos fornece diretrizes e instruções para que a gente faça todo o procedimento da pesquisa de mercado balizado no ordenamento jurídico, obedecendo os princípios da administração pública e fazendo com que o Estado execute essa contratação de forma eficiente”, afirmou a servidora da Segov.
O auditor governamental Lauro Leal, responsável pelo curso, destacou que espera que os participantes saiam do treinamento aptos para realizar uma pesquisa de preço robusta, eficiente, e que reflita o preço de mercado de determinada compra pública, entrega de bens, prestação de serviços ou execução de obras.
“O nosso curso hoje, tem como objetivo capacitar os servidores estaduais a respeito desse importante instrumento e procedimento relacionado à área de licitações e contratações, que é a pesquisa de preço. Então, é tornar o servidor estadual capacitado e que ele consiga incorporar as diretrizes normativas e de boas práticas na realização da pesquisa de preço de mercado”, afirmou Lauro Leal.
NOVA TURMA NO FINAL DE MARÇO
Diante da grande procura, uma nova turma do Curso Prática em Pesquisa e Formação de Preços – 2025 foi aberta e ocorrerá no dia 25 de março, de 8h às 13h, na Escola Fazendária. Uma nova oportunidade para quem não se inscreveu possa participar e aprofundar conhecimentos na área.
Servidores públicos estaduais interessados em aprimorar o conhecimento podem se inscrever por meio do site de treinamentos CGE.
Tags: capacitação, CGE, servidores