Segunda turma do Curso Prática em Pesquisa e Formação de Preços – 2025 é finalizada com mais servidores capacitados

Na manhã desta terça-feira (25), a segunda turma do Curso “Prática em Pesquisa e Formação de Preços – 2025” foi concluída no auditório da Escola Fazendária. Promovida pela Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, a capacitação teve duração de 5 horas e contou com a participação de servidores estaduais de diversos orgãos.

Ministrado pelo auditor governamental Lauro Leal, o treinamento tem como objetivo instruir os servidores estaduais no processo de pesquisa e formação dos preços de mercado, conforme as atualizações de 2025.

A capacitação esclareceu novas dúvidas e apresentou boas práticas para a formação de preços, fornecendo aos servidores estaduais conhecimentos práticos para aplicar nas suas atividades diárias. Segundo a Analista Técnica Virna Mércia Leal, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) a experiência com a aula foi enriquecedora e essencial para sua atuação profissional.

“Eu lido com a gestão e fiscalização de contratos. Então, entender a pesquisa de preços, que é a base da elaboração dos contratos, é fundamental, pois me permite compreender desde o princípio como ocorre essa formação. Com isso, consigo visualizar todo o processo, desde a pesquisa até a definição do preço e do contrato em si. Foi extremamente esclarecedor”, afirmou a analista.

Para a Analista Técnica, Raquel Cirilo, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o curso não apenas ampliou seu conhecimento sobre o tema, mas também apresentou um novo modelo de trabalho alinhado às atualizações legais disponibilizadas para este ano.

“Além de entender melhor todas as engrenagens das matérias que envolvem, o Dr. Lauro amplia nossa visão, a gente muda completamente o olhar da forma que a gente trabalhava as coisas antes e depois do curso. A questão da compreensão mais a fundo sobre o que envolve uma pesquisa de preço, isso se aplica diretamente no dia a dia do trabalho que desenvolvemos na Seduc. Vai ser realmente um divisor de águas a percepção que a gente tem do trabalho antes e depois do treinamento”, destacou a servidora.

Para o auditor governamental Lauro Leal, instrutor do curso, a segunda turma atendeu às expectativas, reforçando os aprendizados da primeira e proporcionando mais uma oportunidade de debater o tema com maior profundidade.

“A segunda turma só vem a reforçar o que já foi evidenciado na primeira, que é a importância da necessidade dessa capacitação nesse tema tão importante na área de licitações e contratações públicas, que é a pesquisa de preço. Então, eu percebi o engajamento e espero que o que foi debatido aqui nesses dias, repercuta nas rotinas administrativas dos servidores em cada um em seus órgãos, e espero que as demais turmas também, uma terceira e quarta que vier, ela consiga também cumprir esse objetivo de capacitar, de aprimorar, de tornar o servidor mais competente tecnicamente para confeccionar, analisar, refletir sobre a pesquisa de preço que impacta fortemente nas atividades, nas rotinas administrativas do Estado”, concluiu o auditor governamental.

Tags: , ,

 

Leia Também