O Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN) está passando por melhorias e terá sua nova versão lançada em breve. A principal inovação é que o ele passa a estar preparado para a utilização de Inteligência Artificial no apoio às análises de processos.
Segundo Kilmer Távora, Diretor da Unidade de Controladoria, da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, a atualização tem como objetivo modernizar a ferramenta e otimizar as análises de despesas do Poder Executivo Estadual.
“Com o novo SINCIN, os membros dos Núcleos de Controle Interno e fiscais de contratos terão acesso a uma plataforma mais completa e intuitiva. A Inteligência Artificial será integrada ao sistema no futuro, possibilitando novas funcionalidades, maior facilidade de uso e um visual mais dinâmico e amigável”, destacou.
A implantação ocorrerá de forma gradual, com a fase de testes iniciando em dois órgãos do Estado no mês de setembro. “A previsão é apresentarmos o novo SINCIN durante o 7º Fórum Piauiense de Controle Interno e, em seguida, disponibilizá-lo para os demais órgãos”, completou.
Desenvolvido e gerenciado pela Controladoria-Geral do Estado, Superintendência da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), o SINCIN é uma ferramenta estratégica que contribui para uma administração mais eficiente dos recursos públicos, garantindo maior rigor e precisão no controle dos gastos governamentais.
Tags: CGE, controle interno