CGE participa de curso de formação de conselheiros do Fundeb

A Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), participou do Curso de Formação dos Conselheiros 2025, promovido pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB/THE).

O encontro aconteceu na tarde de terça-feira (7), em Teresina, e contou com a participação do auditor governamental Kilmer Távora, diretor da Unidade de Controladoria da CGE, que ministrou palestra aos conselheiros sobre gestão de riscos, importância do controle interno e papel do controle social na correta aplicação dos recursos públicos voltados às políticas educacionais.

“Tivemos o maior prazer em apoiar essa iniciativa, compartilhando orientações e experiências que podem fortalecer o trabalho dos conselheiros como o gerenciamento de riscos e a matriz SWOT. Estamos à disposição para auxiliá-los sempre que necessário, cumprindo também o nosso papel orientativo. Afinal, temos o mesmo objetivo: contribuir para a efetividade das políticas públicas, especialmente na área da educação”, destacou o auditor.

A capacitação teve como objetivo qualificar os conselheiros para o acompanhamento e o controle social dos recursos do Fundeb, reforçando a transparência e a boa governança na gestão educacional. Além da CGE, participaram representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria-Geral da União (CGU) e da própria gestão do Fundeb, em Teresina.

 

Leia Também