
A Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), realizou nesta quarta-feira (22) uma capacitação estratégica com representantes da Secretaria da Saúde do Piauí (SESAPI) e das Organizações Sociais (OSs) que mantêm contratos de gestão na área da saúde.
O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação entre os órgãos de controle e as instituições executoras, aprimorando os processos de gestão, fiscalização e transparência dos contratos firmados com as OSs.
A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, e o Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento, Décio Moura, abriram a capacitação destacando a importância da integração entre os setores para um controle mais efetivo e a correta prestação de contas dos trabalhos executados. Em seguida, o auditor governamental Hamon Stelitano e o servidor da CGE, Vitor Hugo Rodrigues, apresentaram o Módulo Contratos de Gestão no Sistema Integrado de Gestão de Repasses (SIGRP).

O auditor governamental Hamon Stelitano, setorial da CGE na Sesapi, destacou que a iniciativa faz parte do processo de implantação desse novo módulo no SIGRP.
“Foi uma troca muito interessante, uma construção com várias contribuições de quem atua diretamente nas Organizações Sociais; da administração direta que passa a fiscalizar monitorar e deixar a execução com a administração indireta; e o controle interno. Certamente vamos construir um sistema mais robusto adequado à realidade e à legislação”, afirmou o auditor governamental.
Para o diretor administrativo do Hospital Regional Tibério Nunes, Leonardo Krohling, o espaço de diálogo proporcionado pela CGE é essencial para o aprimoramento das práticas de gestão:
“É muito importante a oportunidade de participar de um treinamento direto com a equipe responsável pela construção do sistema. Essa abertura possibilita a troca de experiências e ideias de melhorias.”, ressaltou.
Lino Portela faz parte da Comissão que fiscaliza os contratos de gestão na Sesapi e reforçou a importância da capacitação:
“Hoje participamos desse treinamento junto com a equipe para melhorar a transparência e fiscalização desses contratos, além de aperfeiçoar o sistema. Tivemos várias oportunidades de melhoria junto com as OSs e a intenção é que essa fiscalização seja intensificada. Assim, vamos gerar um melhor atendimento à população que precisa do SUS”, completou.

Tags: capacitação, CGE, controle interno