A Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), dará início, a partir de janeiro de 2026, à implantação do novo Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN) em órgãos e entidades da administração estadual. Com essa etapa, dezessete Unidades Gestoras passam a utilizar a nova versão da ferramenta.
O processo de transição teve início em outubro, com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros. Em novembro, a implantação foi ampliada para as Secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Educação (Seduc). Já em dezembro, passaram a integrar o novo sistema a Secretaria da Administração (Sead) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A partir de janeiro, passam a utilizar a nova versão as Secretarias do Planejamento (Seplan), de Governo (Segov), da Agricultura Familiar (SAF), dos Transportes (Setrans), dos Esportes (Secepi) e da Assistência Social (Sasc), além da Junta Comercial do Estado, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Gabinete da Vice-Governadoria.
Como parte do processo de implantação, nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16), uma equipe da CGE reuniu os coordenadores dos Núcleos de Controle Interno dos dez órgãos que ingressam nesta etapa, com o objetivo de orientá-los sobre a migração das informações e o uso adequado do sistema.
Eduardo Fonseca, Gerente de Controle Social e Transparência, destaca que a iniciativa segue um cronograma que está sendo cumprido desde novembro.
“Em outubro, iniciamos a implantação dessa nova versão do SINCIN, com dois órgãos, e estamos incluindo novos órgãos pouco a pouco. Nossa expectativa é que até o mês de março, tenhamos migrado todos”, afirmou.


Tags: capacitação, CGE, controle interno