A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), participou, na manhã desta quinta-feira (18), da solenidade de premiação do III Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria Pública e da entrega da premiação do II Concurso de Fotografia da Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI).
O evento, que aconteceu no auditório da Escola Fazendária, contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Francisco Limma; a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa; o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto; e o superintendente de Gestão da Sefaz, Cristovan Colombo.
Na ocasião, foram entregues os prêmios aos dois melhores colocados do Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria Pública, iniciativa que reconhece ações inovadoras e eficientes desenvolvidas pelas ouvidorias setoriais do Estado. Também foram premiados os vencedores do Concurso de Fotografia da OGE, com entrega dos prêmios de 1º e 2º lugar realizada pelo ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, e por Edmundo Ximenes.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, que integrou o dispositivo de honra, destacou a relevância da iniciativa e parabenizou a Ouvidoria-Geral do Estado:
“O evento é muito importante porque reconhece a atuação das ouvidorias setoriais, em um trabalho coordenado pela Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí. Isso incentiva as ouvidorias a estarem cada vez mais presentes, respondendo, mediando, encaminhando e trazendo soluções. É uma forma de garantir uma escuta qualificada e fazer com que a sociedade se sinta representada. A ouvidoria presta um serviço fundamental à sociedade”, afirmou.
Para a controladora-geral do Estado, Amparo Esmério, a solenidade reforça o compromisso da administração pública com a participação social:
“Este momento é muito importante para a sociedade, pois fortalece a participação do cidadão na gestão pública, e é ele quem exerce o controle social. A ouvidoria é um canal essencial de diálogo, transparência e construção de soluções conjuntas”, destacou.
Como parceira da Ouvidoria-Geral do Estado, a controladoria atua no aprimoramento dos canais de escuta, no incentivo às boas práticas e na valorização de iniciativas que fortalecem o controle social e a qualidade dos serviços públicos no Piauí, reforçando o compromisso com o fortalecimento das ouvidorias públicas e de uma gestão cada vez mais participativa e orientada para o cidadão.
