A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE), por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), participou nesta terça-feira (30) de uma reunião com representantes do Sebrae para alinhar os próximos passos do programa Catalisa GOV. O encontro marcou mais uma etapa de avanço dessa iniciativa, que busca criar um ambiente de integração entre o setor público e o ecossistema de inovação, aproximando startups capazes de oferecer soluções práticas e criativas para os desafios enfrentados pela administração pública.
Representando a CGE participaram do encontro o Diretor da Unidade de Controladoria, Kilmer Távora; o gerente de Controle de Sistemas e Transparência (GECST), Eduardo Fonseca e o coordenador dos Núcleos de Controle Interno, Helder Almeida. Pela Sefaz participou o Agente de Inovação, Eduardo Tobler e pelo Sebrae a Consultora, Brunna Neves.
O Catalisa GOV é um programa nacional desenvolvido pelo Sebrae que tem como foco estimular a conexão entre instituições governamentais e empresas inovadoras. A proposta é fomentar a adoção de novas tecnologias e modelos de gestão que contribuam para melhorar a eficiência dos serviços públicos, reduzir custos operacionais e aumentar a transparência nos processos. No Piauí, a participação da CGE e da Sefaz reforça a intenção do Estado em investir em estratégias de inovação, sempre voltadas para a melhoria contínua do controle interno e da prestação de serviços à sociedade.
Segundo o gerente de Controle de Sistemas e Transparência (GECST) e auditor governamental Eduardo Fonseca, a atuação conjunta dentro do programa representa um marco no processo de modernização da gestão pública.
“A participação da Controladoria-Geral do Estado no programa Catalisa GOV é de extrema relevância, pois fortalece o compromisso da instituição com a transparência, a eficiência e a inovação na gestão pública. A aproximação com startups e o fomento a soluções tecnológicas inovadoras representam um passo estratégico para modernizar os processos de controle, ampliar a capacidade de prevenção de riscos e otimizar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos”, destacou.
A iniciativa, ao mesmo tempo em que abre espaço para o desenvolvimento de soluções personalizadas para a realidade dos órgãos estaduais, também contribui para estimular o empreendedorismo local e valorizar o potencial das startups piauienses. A expectativa é de que, a partir dessa parceria, novas ferramentas e metodologias sejam incorporadas à rotina da administração, trazendo resultados concretos para a sociedade em áreas como transparência, governança e eficiência do gasto público.
Com essa integração, a CGE reafirma seu compromisso em investir em inovações tecnológicas que fortaleçam o controle interno e garantam maior qualidade na aplicação dos recursos públicos. A aposta no diálogo entre gestão pública e inovação privada reforça a visão de uma administração moderna, participativa e alinhada com as transformações do cenário digital.
Tags: CGE, gestão eficiente