A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE), participou, na manhã desta sexta-feira (03), de uma palestra sobre ações no eSocial, realizada no auditório da Secretaria de Administração (SEAD). O encontro reuniu representantes de diversos órgãos da administração pública e teve como objetivo alinhar o plano de ação para a execução correta do sistema.
O eSocial é um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações trabalhistas, fiscais, previdenciárias e do FGTS por parte dos empregadores. A plataforma centraliza dados sobre trabalhadores, como cadastro, vínculos, afastamentos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, substituindo diversos documentos e sistemas antes utilizados.

Durante a palestra, a Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, destacou a importância de clareza e exatidão na execução dos processos e reforçou o compromisso da CGE em monitorar, em parceria com a SEAD, todas as etapas realizadas.
“A verificação é de responsabilidade dos orgãos. Nosso papel é orientar e monitorar, mas a execução é de cada órgão. Por isso, precisamos dessa participação efetiva de todos”, afirmou.

O encontro reafirma o papel da CGE como parceira estratégica na construção de uma gestão pública mais transparente, eficiente e alinhada às exigências do eSocial, apontando para um futuro em que os processos administrativos sejam cada vez mais integrados, seguros e orientados para resultados.
