A primeira turma de 2026 do curso Prática em Pesquisa e Formação de Preços foi realizada nesta segunda-feira (2), na Escola Fazendária. A capacitação é promovida pela Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, e integra a agenda de qualificação voltada aos servidores do Governo do Estado.
Ministrado pelo auditor governamental Lauro Leal, o curso abordou aspectos práticos da elaboração de pesquisas de preços e destacou sua relevância ao longo de todo o ciclo da contratação pública. A gestão de recursos orçamentários provenientes de organismos internacionais, como o Banco Mundial, também foi amplamente discutida, considerando as exigências específicas desses financiadores.

Segundo Lauro Leal, a pesquisa de preços vai além de uma etapa formal do processo licitatório. “A pesquisa de preço não é uma etapa unicamente técnica e protocolar, ela impacta as aquisições e toda a execução contratual. Portanto, é essencial para garantir a transparência, a eficiência, a economicidade das contratações públicas. Ressaltamos que uma pesquisa de preços bem-feita, robusta, fortalece a confiança e a credibilidade da sociedade, dos potenciais fornecedores do mercado e a própria administração pública.”, considerou.
Para Andreia Nádia Pessoa, pregoeira e presidente da Comissão de Licitação do Projeto Pilares II na Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan), a capacitação contribui diretamente para a segurança na tomada de decisões.

“Essa iniciativa do Governo do Estado, através da CGE, é muito relevante para assegurar a transparência, para garantir a segurança e a tomada de decisões dos agentes públicos na condução dos procedimentos licitatórios, sempre em busca do melhor interesse público. Então, quanto mais capacitado for esse agente, melhores tomadas de decisões serão salutares para a administração pública”, afirmou.
Andreia também enfatizou que, além do domínio da legislação, é fundamental acompanhar as atualizações jurisprudenciais e os entendimentos dos tribunais de contas. “Esses cursos nos mantêm atualizados e ainda possibilitam a troca de experiências com profissionais de outros órgãos, o que amplia o aprendizado”, afirmou.

Também participaram da capacitação, servidores das Secretarias da Fazenda (Sefaz), Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania (Sasc), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Saúde (Sesapi), da Agricultura Familiar (SAF), além do Instituto de Terras do Piauí (Interpi)e da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).