Especialistas nacionais debatem governança e sustentabilidade no 8º Fórum Piauiense de Controle Interno

Com o tema “Controle Interno em Ação: Governança e Sustentabilidade”, o 8º Fórum Piauiense de Controle Interno acontece no dia 6 de novembro, reunindo grandes referências do setor para compartilhar experiências e debater os rumos da administração pública. Promovido pela Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), o encontro será realizado no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, com transmissão ao vivo pelo Canal Educação no YouTube.

Ao longo do dia, renomados especialistas abordarão temas centrais para o fortalecimento da transparência, integridade e eficiência governamental:

Leonardo Ferraz, Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), abre os debates pela manhã com a palestra “Integridade, ESG e Controle Interno: Pilares para uma Governança Efetiva”. Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG e pós-doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa, Leonardo Ferraz é o atual Controlador-Geral do Município de Belo Horizonte.

A segunda palestra do dia será da Secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Patrícia Alvares que irá abordar o tema “Integridade Pública como Fundamento de Confiança e Governança para o Estado”. Doutoranda em Políticas Públicas, Patricia Alvares é Mestre em Governança e Desenvolvimento pela ENAP e Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ. Já atuou na gestão em órgãos como Secretaria Federal de Controle Interno, Ministério da Cultura, ICMBio e Ministério do Planejamento e Orçamento.

Encerrando as palestras da manhã, o advogado e professor Ícaro Bitar aborda a gestão de compras públicas na palestra “Contratações Públicas sob Controle: Governança Sustentável e Eficiente”. Advogado e consultor jurídico para empresas privadas e órgãos públicos, com foco em Direito Eleitoral e Administrativo, Ícaro Bitar é mestrando em Direito Administrativo pela Universidade de Buenos Aires (UBA), possui pós-graduações em Direito Administrativo, Eleitoral, Constitucional e Licitações Públicas, além de lecionar em cinco instituições de ensino superior. Integra a ABRADEP, a Comissão Nacional de Licitações da OAB e a comissão temática correspondente na OAB/BA.

PALESTRAS DA TARDE

A advogada, professora e mestre em Direito Público, Daiesse Jaala abre a programação da tarde com a palestra “Perspectivas para o Controle Interno no Século XXI”. Advogada e auditora com mais de 16 anos de experiência em liderança institucional, Daiesse Jaala é palestrante internacional, com atuação em organismos multilaterais, incluindo ONU e países da África, levando discussões sobre governança, liderança e transformação social

Por fim, o consultor e mentor de Programas Corporativos de Diversidade e Inclusão, Guilherme Bara, fecha as rodadas temáticas com o painel “Cultura do Respeito e Inclusão: O que você tem a ver com isto? Como separar exageros do que é legítimo neste tema?”. Ex-atleta paralímpico e administrador com MBA pela FIA, Guilherme Bara superou a perda da visão aos 15 anos para se tornar referência nacional em diversidade e inclusão corporativa. Com sólida atuação nos setores público, privado e social, já conduziu mais de 500 palestras e prestou consultoria a mais de 60 grandes empresas para promover ambientes de trabalho mais inclusivos.

Além das palestras, a programação contará com a apresentação do novo Módulo de IA do Sincin e a entrega dos prêmios Estudantes em Movimento e Destaque do Controle Interno, consolidando o Fórum como um momento essencial para a troca de experiências e discussão sobre avanços do controle interno e seus impactos na gestão piauiense.

Tags: , ,

 

Leia Também