O Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo estadual (e-OUV), canal de manifestação para os cidadãos, atingiu a marca de 1 mil atendimentos, desde que foi integralmente implantado, no primeiro semestre deste ano.
O serviço passou por fase de adaptação junto às Ouvidorias Setoriais dos órgãos estaduais nos primeiros meses de 2019 e está totalmente implantado em 20 órgãos/entidades. De janeiro a 1º de maio deste ano, a Ouvidoria registrou 59 manifestações cadastradas no e-OUV, número que ampliou significativamente depois de maio, com a capacitação dos servidores, atingindo a marca de 1 mil atendimentos na última quinta-feira (07).
A Ouvidora-Geral do Estado, Soraya Castello Branco explica que os canais de atendimento estão sendo modernizados, assim como o fluxo interno de demandas para atender cada vez melhor e com mais celeridade as manifestações dos cidadãos.
“Através do e-OUV, nós encaminhamos as manifestações às áreas competentes, acompanhamos os prazos de resposta e avaliamos essa resposta para responder o cidadão. É importantíssimo destacar o trabalho e empenho dos ouvidores setoriais nos órgãos, que participaram de vários treinamentos e ficaram aptos a utilizar essa ferramenta. Portanto, essas 1 mil manifestações realizadas no e-OUV são apenas o início de um trabalho que vem sendo realizado, sistematizando essa rede de Ouvidorias”, explica.
Soraya Castello Branco acrescenta que o e-OUV está sendo aperfeiçoado para incluir em uma única plataforma, as funcionalidades do Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e do Sistema de Ouvidoria.
“Estamos, juntamente com a ATI, fazendo uma atualização no sistema para integrar o e-OUV e o e-SIC, portanto, em breve o cidadão vai poder manifestar-se diretamente no sistema, fazendo sua reclamação, denúncia,elogio e também fazer solicitação de pedido de acesso à informação em um único sistema”.
O que é o e-OUV?
O e-OUV consiste em um meio totalmente informatizado que integra as Ouvidorias dos órgãos e entidades do Poder Executivo. Por meio do site eouv.pi.gov.br, o cidadão pode dar sugestões e fazer elogios, reclamações, solicitações e denúncias, de uma forma mais fácil e ágil, de qualquer lugar. Para isso, basta ter acesso à internet.
Já utilizam o sistema:
Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI
Secretaria de Estado da Educação – SEDUC
Secretaria de Estado da Segurança – SSP-PI
Secretaria de Administração e Previdência – SEADPREV
Secretaria Estadual da Fazenda – SEFAZ
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC
Secretária de Estado da Justiça – SEJUS
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR
Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID
Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural
Institudo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Piauí – IASPI
Instituto de Terras do Piauí – INTERPI
Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PI
Junta Comercial do Estado do Piauí – JUNCEPI
Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres – CEPM
Fundação Universidade Estadual do Piauí – UESPI
Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí – AGRESPI
Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí
Empresa de Águas e Esgostos do Piauí S/A – AGESPISA
Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH)
__________
Virgínia Santos
Assessoria de Comunicação da CGE/PI
Tags: atendimentos, e-OUV