CGE dissemina conhecimentos sobre controle governamental no meio acadêmico

Nesta quinta (28) e sexta-feira (29), estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos quanto às competências da profissão. O I Ciclo de Capacitação do Profissional de Contábil aconteceu no auditório do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí – NEAD/UESPI e teve a participação de dois auditores da CGE que abordaram os fundamentos de controladoria governamental e princípios e normas de finanças públicas, além do controle da execução orçamentária e financeira.

A iniciativa é uma continuidade da parceria firmada entre CGE e Uespi que se propõe a levar conhecimentos à comunidade acadêmica. O controlador-geral do Estado, enaltece esta ação e reforça a importância de estar cada vez mais próximo do público formador de opinião.

“Além de trabalhar para melhorar a eficiência do gasto público, auxiliando os gestores, uma das principais diretrizes da CGE consiste em fomentar o controle social. Portanto, ter esse contato com estudantes, que são formadores de opinião, é uma estratégia de fundamental importância para a Controladoria, ainda mais nesse atual cenário em que se discute tanto governança, eficiência, melhoria da aplicação dos recursos públicos”, ressaltou.

Pela manhã, Alexandre Chaves apresentou fundamentos da Controladoria Governamental (foto abaixo). Durante a tarde foi a vez do auditor Darcy Siqueira falar sobre controle da execução orçamentária e financeira.

“O minicurso visa fomentar o controle social, despertar para cidadania fiscal, conhecer procedimentos da administração pública e diferenciar da atividade privada. Também se propõe a incentivar pesquisas na área da administração pública e disseminar conhecimentos na gestão pública, que serão matérias obrigatórias. Todos esses conhecimentos são facilitadores para aqueles que já estão estagiando na área ou que pretendem ingressar na carreira pública, ajuda nos concursos e desperta para temas de TCC”, disse Darcy Siqueira.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UESPI – Campus Pirajá, Larissa Sepúlveda, o evento também garante maior conhecimento da aplicabilidade dos recursos públicos aos futuros profissionais da contabilidade.

“Como são estudantes de Ciências Contábeis e estão diretamente ligados ao controle das finanças públicas, essas orientações se tornam mais relevantes, pois eles vão fazer parte do processo de cobrança, de registro, da contabilidade. Boa parte desses alunos talvez sejam contadores públicos e eles já vão aprendendo a importância de prestar contas corretamente, de atender às exigências legais, para evitar problemas com órgãos de controle”, ressaltou.

A estudante Rayane Maria dos Santos faz o 7º período do curso de Contábeis e afirma que o curso dá uma visão de mercado e os prepara para a atuação profissional.

“Assistindo a uma palestra como essa, temos uma visão melhor sobre como devemos nos posicionar tanto no mercado privado como no público, no caso de concursos. Vendo como o controle é exercido, saber que tem que ter um posicionamento correto na área pública, na área que controla todo o dinheiro da população, criamos um rumo correto para exercer a profissão na área”, considerou.

____________

Virgínia Santos

Assessoria de Comunicação da CGE/PI

 

Leia Também