A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) divulgou, nesta quinta-feira (24/02), o Relatório de Gestão que consolida dados relacionados às atividades de auditoria, controle interno, corregedoria, ouvidoria e análise técnica de cada gerência no exercício de 2021.
O documento, dividido em quatro partes, destaca a visão geral da CGE, a execução orçamentária do órgão, os resultados gerados em 2021 em comparativo a 2020 e as publicações realizadas ao longo do ano.
Dentre as ações realizadas, evidencia a análise de mais de R$ 6,66 bilhões em contratações, repactuações e prorrogações, o que possibilitou uma economia de mais de R$ 547,8 milhões em recursos públicos, entre janeiro a dezembro de 2021, representando, assim, 41,1% se comparado a 2020. O valor foi atingido após o órgão analisar preventivamente operações realizadas por 46 unidades administrativas, entre secretarias, empresas públicas, autarquias, fundações, institutos, superintendências e coordenadorias.
“A eficiência econômica nas contratações públicas é de suma importância para que o Estado possa melhorar e ampliar a capacidade de oferecer serviços e bens públicos à população. Isso acontece quando o controle interno atua de maneira prévia. O gestor público utiliza essa atuação para tomar decisões mais eficientes e econômicas”, destaca o Controlador – Geral, Márcio Souza.