O Auditor Governamental Darcy Siqueira reuniu servidores administrativos da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí (SASC), na quarta-feira (23), para alinhar procedimentos visando melhorar a eficiência administrativa do órgão quanto aos processos de realização de despesas. A reunião contou com a presença da Secretária Regina Sousa.
De acordo com o Auditor, que atua como setorial da CGE na SASC, o objetivo é melhorar os procedimentos de formalização de processos para que se consiga dar consistência e celeridade na tramitação entre as unidades.
“Tratei das principais ausências ou pontos de atenção emitidos nos pareceres e despachos orientativos da CGE, especialmente quanto aos aspectos da formalização processual, estabelecida pela Resolução nº 003/2020. Esta resolução define a lista de verificação e fluxos necessários à instrução dos processos, de como instruir melhor a justificativa da funcionalidade da contratação e estudo de demanda, bem como da pesquisa de preço”, explicou.
Darcy Siqueira também reforçou o papel orientativo e de assessoria da CGE, que visa aperfeiçoar as práticas de controle interno no órgão. “Ressaltamos a importância do fiel cumprimento do papel do fiscal do contrato, e da existência do curso de formação para os fiscais de contratos, gratuito e com certificação, promovido pela CGE. Também destaquei o relatório de fiscalização padronizado gerado no SINCIN, o Sistema Integrado de Controle Interno desenvolvido pela própria CGE, que permite a emissão do relatório com a assinatura no SEI. E, por fim, nos colocamos à disposição para capacitar os servidores da SASC com a finalidade de melhorar a qualificação do quadro pessoal administrativo da SASC”, elencou.
Tags: capacitação, CGE, controle interno, fiscais de contratos, gestão eficiente, SINCIN