Auditores da CGE aprimoram competências com o curso TransfereGov

Auditores da Gerência de Transferências da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE/SEFAZ) participaram ao longo desta semana, entre os dias 21 a 25 de agosto, do Curso Transferegov Completo, em Brasília (DF).

O objetivo do curso foi capacitar os profissionais quanto à operacionalização das transferências voluntárias, em todas as suas fases (celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas), por meio do transferegov.br, solução tecnológica desenvolvida pelo Governo Federal, que operacionaliza de forma informatizada as transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União. 

A Auditora Governamental Iriana Feitosa, Gerente de Transferências da CGE, destacou que a capacitação visa uma maior eficiência, eficácia e efetividade à atuação na Administração Pública.

“Os Repasses Federais por meio de convênios são fundamentais para implementação das políticas públicas pelo Estado. Todavia, é essencial o acompanhamento durante a execução dos convênios para a regular aplicação dos recursos públicos, evitando irregularidades na prestação de contas e, consequentemente, a devolução de recursos. A CGE tem muito a contribuir orientando e capacitando os servidores do Estado do Piauí”, destacou Iriana Feitosa.

Além dela, também participaram do curso os auditores Hamon Stelitano, Francinelson Costa e Luciana Gomes. Para Luciana Gomes, o curso foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos na área de transferências voluntárias e contribuir para o uso eficaz dos recursos públicos.

“O curso foi bastante importante para conhecer melhor a nova plataforma digital TransfereGov e, assim, termos um melhor acompanhamento da execução e consequente prestação de contas dos Convênios Federais, de modo a evitar a devolução de recursos para a União e malversação desses recursos que vem para atendimento dos interesses da população”, ressaltou Luciana Gomes.

Hamon Stelitano também participou do curso e afirmou que com todos os conhecimentos adquiridos, a CGE poderá cumprir, com plenitude, o seu papel de assessoramento aos gestores e aos órgãos.

“O curso foi uma semana intensiva, onde tivemos uma visão geral da plataforma e foi muito importante para termos um conhecimento amplo, que possibilitará à CGE poder orientar os órgãos para a melhor aplicação dos recursos públicos, inclusive evitando devoluções, sendo mais efetivo na execução da política pública”, complementou.

 

Leia Também