CGE participa do ‘Projeto de Autoavaliação do IA-CM e Validação Externa’ do CONACI

A Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado, participou, ao longo de 2023, do Projeto de Autoavaliação do IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) e Validação Externa, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM.

Um dos objetivos da iniciativa foi ampliar a quantidade de profissionais de AI qualificados para realizar validações externas de níveis do modelo no âmbito do Conselho. O projeto previa que cada Controladoria realizasse a sua própria autoavaliação na matriz do IA-CM e essa autoavaliação seria validada por uma outra Controladoria participante.

O Diretor de Auditoria e Monitoramento, Décio Moura, e os auditores governamentais, Giovanna Garcia, Alexandre Chaves, Ana Carolina Alencar, Eraldo Ferreira e Darcy Siqueira, formaram a comissão para realizar o projeto de autoavaliação da CGE-PI que foi validada pela CGE-PR. Os auditores realizaram, ainda, a validação da CGM-RJ.

“Foi uma experiência importante onde foi possível ter contato com as outras controladorias, conhecer suas realidades e trocar experiências e sugestões de ações para melhoria do nosso nível de maturidade na matriz IACM”, destaca o Diretor Décio Moura.

Participaram do processo controladorias de 13 Estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins), 10 municípios (Barra Mansa-RJ, Fortaleza-CE, João Pessoa-PB, Londrina-PR, Maringá-PR, Porto Alegre-RS, Porto Velho-RO, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e Uberaba-MG) e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, totalizando 24 unidades de Auditoria Interna de órgãos de controle atuando no projeto.

 

Leia Também