CGE se reúne com presidente da APPM para fortalecer Controle Interno nas prefeituras

A Controladoria-Geral do Estado Piauí (CGE) esteve reunida com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa Silva, para discutir estratégias de fortalecimento do controle interno nos municípios do Estado. Representando a Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí, estavam presentes o Diretor da Unidade de Controladoria, Kilmer Távora, e o Superintendente de Controle Interno do Tribunal de Justiça, Luiz Paiva.

A reunião, focada nas temáticas do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e no fortalecimento das ações de controle interno, teve como objetivo expandir a interação da Rede com as prefeituras do Estado. O diretor da CGE, Kilmer Távora, coordenador do grupo de trabalho do PNPC, destacou a importância de disponibilizar o Sistema de controle interno do Poder Executivo Estadual para a APPM, que, por sua vez, o disponibilizaria para todas as prefeituras do Piauí.

“Para as prefeituras representa um salto qualitativo na qualidade do controle, outra proposta é a disponibilização do quadro técnico da Rede de Controle para oferecer cursos de treinamento aos servidores municipais”, afirma o diretor.

O quadro inclui profissionais do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Estadual, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), além da Polícia Rodoviária.

A Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí é composta por representantes dessas instituições-chave, que juntas visam promover a transparência e a eficácia do controle interno nas administrações municipais.

Tags: , ,