CGE participa de audiência pública sobre credenciamento de empresas para serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura na SESAPI

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE), por meio da Gerência de Obras, participou de uma audiência pública promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI) para discutir o sistema de credenciamento de empresas que prestarão serviços técnicos de Engenharia e/ou Arquitetura na SESAPI. O encontro reuniu representantes da Engenharia do Piauí e da Arquitetura, além de conselhos de classe, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI).

O objetivo da iniciativa é reduzir os custos para ter mais recursos voltados ao objeto principal, que é ampliar o atendimento, aquisição de material, equipamentos e toda a equipe. Durante a reunião, foram abordados detalhes sobre o credenciamento das empresas que desenvolverão os projetos para a contratação das obras.

O Secretário de Saúde, Antonio Luiz, destacou a inovação do processo na gestão do governador Rafael Fonteles: “Usar o credenciamento para propiciar maior competitividade e eficiência na contratação de serviços é um passo importante para que a Saúde possa iniciar as obras necessárias.”

Os auditores da CGE, Evilson Bonfim e Gilberto Gomes, apresentaram os aspectos técnicos do edital de credenciamento para as empresas interessadas em oferecer esses serviços. O credenciamento busca criar um banco de empresas qualificadas para executar os projetos necessários da SESAPI, permitindo maior agilidade e eficiência na execução das obras.

José Carlos Nogueira, Gerente de Obras da CGE, explicou a importância do processo: “Com o credenciamento, teremos um rol de empresas capacitadas para executar os projetos necessários para a SESAPI. Isso nos permitirá licitar obras de média e alta complexidade, incluindo projetos do PAC e do Orçamento Geral da União, com maior agilidade e preços padronizados. Além disso, esse processo favorece a execução de projetos por empresas locais, o que fará a economia circular no mercado piauiense”.

O auditor governamental e assessor técnico da SESAPI, Márcio Rodrigo Souza, também participou da audiência e ressaltou a importância do novo modelo de contratação.

“O credenciamento para serviços como engenharia inaugura um novo modelo, um novo módulo de contratação por credenciamento no CrediSUS que vai envolver serviços. As empresas presentes na audiência e todas as outras interessadas devem enviar suas documentações para serem credenciadas. A partir daí, elas receberão um login e senha exclusivos para receber cotações no sistema. Essas cotações serão específicas para os serviços demandados no momento, no local que a Secretaria de Saúde precisar”, explicou.

O edital de credenciamento está disponível no site da SESAPI, na aba de licitações. Para participar, as empresas devem estar registradas no Crea-PI ou CAU e enviar a documentação necessária para o e-mail credenciamento@saude.pi.gov.br. Após análise, as empresas receberão login e senha para acessar o sistema CredSUS e estarão aptas a participar das cotações da SESAPI.

Confira o edital:

EDITAL Nº 0102024--SESAPI-PI - CREDENCIAMENTO ENGENHARIA

Imagens: SESAPI

 

Leia Também